domingo, 24 de março de 2013

PMJP lamenta a morte do violonista Elpídio Ferreira

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), lamenta, com extremo pesar, o falecimento do violonista Elpídio Ferreira. O músico faleceu nesta sexta-feira (22), por volta das 6h, no Hospital Napoleão Laureano, vítima de câncer.

Elpídio Ferreira é natural de Areia e tinha mais de 50 anos de carreira. Ele vem de uma família de músicos, tanto por parte de pai como de mãe, e seu foco está na música regional.

Na longa trajetória, Elpídio já se apresentou com artistas como Dominguinhos, Sivuca, Canhoto da Paraíba e Reginaldo Rossi. Integrante do Conselho da Ordem dos Músicos da Paraíba, ele fez shows por todo o País e também em Portugal. Também chegou a participar do projeto ‘Sabadinho Bom’, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope.

Câmara de Areia inova e aposta no poder da internet e das redes sociais

Nova gestão da Câmara Municipal de Areia inova e aposta no poder da internet e das redes sociais 

Uma nova legislatura, com novas ideias, novos protagonistas e também com novas práticas. Essa é uma das metas da Câmara Municipal deAreia, município localizado no Brejo paraibano, para garantir a realização e a inovação do trabalho no parlamento municipal nesta nova legislatura que vai até o dia 31 de janeiro de 2017.

Para esta primeira sessão legislativa, uma das primeiras iniciativas da Mesa Diretora da Casa, que tem pela primeira vez na história da Casa uma presidente mulher, Ana Paula Gonzaga (PRB), é garantir a transparência dos atos e publicizá-los com eficiência.

Conforme Gonzaga, para que a concretização desse projeto seja possível, a Mesa Diretora da Casa iniciou um trabalho de divulgação permanente no sítio da Câmara Municipal de Areia, através do endereçohttp://www.camaraareia.pb.gov.br/ a fim de manter os moradores da cidade, assim como os do Estado da Paraíba, cientes das tomadas de decisões do parlamento municipal.

“No site da Câmara também serão transmitidas as sessões em tempo real para que os moradores que não puderem comparecer ao plenário possam ficar por dentro de tudo o que acontece no parlamento, assistindo ao vivo e podendo deixar criticas e sugestões no sítio da Casa”, relatou.



Além do sítio oficial, a Mesa Diretora também instalou na sede da Casa Legislativa o sistema WIFI, assim, de acordo com a vereadora, qualquer pessoa pode levar celular, notebook ou outro aparelho compatível e acessar gratuitamente a internet.

“A Câmara será aberta todas as noites, sendo assim, as pessoas poderão assistir a um jornal, ler uma revista, acessar a internet. Na era da informação, pensamos em facilitar o acesso à rede e proporcionar à população o acesso a uma viagem virtual”, destacou.

Outro projeto que ainda está em fase de elaboração é a confecção de um Jornal Impresso Bimestral para distribuir na cidade e em outro momento um programa de rádio. “Muitas pessoas, principalmente no interior do Estado, como é o caso de Areia, não possuem internet e tampouco tiveram oportunidade de serem incluídos nos programa de inclusão digital, por isso estamos trabalhando esse projeto para deixar informados todos os públicos, sem restrições, levando a informação de tudo o que acontece na Câmara até a casa do morador”, adiantou.

REDES SOCIAIS

Gonzaga, que também foi uma das vereadoras mais votadas na cidade, aderiu às redes sociais no intuito de abrir um canal aberto com os moradores de Areia. Com uma fan page no facebook intitulada ‘Problemas e Soluções’, a parlamentar divulga as ações da Câmara, como também seus projetos individuais referentes ao mandato.

“A rede social é um veículo de comunicação muito ágil e eficiente. Lançamos uma proposta e segundos depois temos o feed back dos internautas. Hoje a nossa vida está on line e o nosso trabalho também e o que pudermos fazer para garantir a transparência dos nossos atos nós o faremos”, destacou.

CONSCIENTIZAÇÃO

Com o objetivo de esclarecer e conscientizar os jovens, a Câmara Municipal, também com o intuito de inovar, fará visitas e palestras nas escolas da cidade e da zona rural para despertar o diálogo com os discentes e destacar a importância de um vereador para a cidade.

“Queremos instigá-los a entender qual é o verdadeiro papel de um vereador na sociedade, queremos despertar a consciência participativa das pessoas e com isso manter um diálogo entre a população e "nós vereadores"”, explicou.

CÂMARA ITINERANTE

Mas não serão apenas as escolas que terão a oportunidade de entender o trabalho legislativo na cidade de Areia e participar. De acordo com Ana Paula, a Casa também trabalha para por em prática o projeto Câmara Itinerante.

“Estaremos realizando sessões nos Distritos do nosso município, debatendo os problemas de cada localidade para avaliar como a Cãmara pode ajudar. Saber do problema pela boca de quem vive o problema é diferente de apenas ouvir falar do problema”, asseverou.

REGIMENTO INTERNTO

Criado em 1984, o Regimento da Casa também deverá passar por mudanças nesta nova legislatura já que o texto, em vários pontos, entra em contradição com a Lei Orgânica do município, que é datada de 1999.

“Vamos convocar os vereadores, analisar uma nova redação. Já está na hora de mudar”, finalizou.


Márcia Dias

PB Agora  

sábado, 16 de março de 2013

SILENCIO DO GOVERNO DO ESTADO COM RELAÇÃO À ADUTORA DA BARRAGEM DE SAULO MAIA É IRRITANTE


Todas as semanas acompanho com grande expectativa o programa Fala Governador, programa institucional do governo do estado, apresentado pelo jornalista Celio Alves através da radio Tabajara e que é retransmitido por uma cadeia de radio espalhada por toda Paraíba, contando sempre com a participação do governador Ricardo Coutinho e dos seus auxiliares,visando divulgar as ações do governo do estado.  

Quase todas as semanas o senhor governador fala sobre as obras do seu governo que visam garantir o abastecimento d’água as diversas cidades do estado, ele fala também  sobre as suas visitas a todos os recantos da Paraíba para realizar a assinatura das ordens de serviço de todas essas obras, citando  no ultimo programa a visita as cidades de Alagoa Grande e Bananeiras, cidades próximas a Areia. O governador também sempre fala sobre a reconstrução de Camará, mas em nenhum momento cita uma possível visita a Areia para assinar a ordem de serviço da Adutora da Barragem de Saulo Maia, parece ate que a cidade de Areia não consta mais no mapa da Paraíba.

Esse silencio é irritante e nos faz pensar na seguinte pergunta: SERÁ QUE TASCAMOS PEDRA NA CRUZ PARA MERECER ESSE TRATAMENTO DISPENSADO PELO NOSSO GOVERNADOR? Areia é uma cidade considerada Patrimônio Histórico do Brasil, berço de figuras importantes na História da Paraíba e do Brasil, seu povo é hospitaleiro e pacato, que recebe turistas o ano todo, uma cidade que conta com a UFPB/CAMPUS II, uma das mais importantes instituições de ensino superior do estado, com muitas décadas de Historia, que esta em plena expansão e que devido a falta d’água já esta com seu funcionamento prejudicado. Por tudo isso e muito mais, Areia não merece de forma alguma esse tratamento humilhante dispensado pelo governo do estado através da CAGEPA.  

Sabemos que a caneta esta na mão de Ricardo Coutinho, mas não podemos esquecer a omissão da maioria dos nossos representantes políticos, daqueles que de 4 em 4 anos estão em Areia pendido voto para DEPUTADO ESTADUAL, DEPUTADO FEDERAL, SENADOR E GOVERNADOR. Mas que também não seja esquecido, que  essas pessoas não chegam sozinhos em nossa cidade, são trazidas pelos “lideres” políticos que sempre se beneficiam, enquanto isso o povo areiense fica só a ver navios, carente de benefícios a exemplo da adutora da barragem de Saulo Maia.

terça-feira, 12 de março de 2013

Reunião define a criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos na região

Reunião para criação de consorco de resisuos solidos de Guarabira e região

 Um exemplo a ser seguido por Areia e demais municipios da região, que já deviam ter iniciado discuções para a criação de um consorcio visando a implantação de um Aterro Sanitário Coletivo  

“Com a união de todos os prefeitos, iremos alcançar nosso objetivo”, afirmou Zenóbio.

Nesta segunda-feira (11), aconteceu mais uma etapa do processo de criação do Aterro Sanitário, na região de Guarabira. A reunião foi realizada na sede da Associação Comercial de Guarabira (ACEG). Em comum acordo, foi decidido que o procurador do município de Guarabira, Jáder Pimentel, irá presidir a comissão de criação do consórcio.

 O anfitrião do encontro, prefeito Zenóbio Toscano, avaliou  como muito positivo o evento, que contou com representantes de 22 municípios e definiu a criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos. A prefeita de Alagoinha, Alcione Beltrão, por unanimidade, foi escolhida como a presidente do consórcio.


Na próxima reunião que acontecerá na segunda-feira (18), também na ACEG, será assinado pelos prefeitos, o termo de adesão ao Consórcio, o que permitirá a contratação de uma empresa, que irá realizar os projetos e definir em que cidade  será instalado o aterro sanitário. “Estamos no caminho certo, e com a união de todos os prefeitos, iremos alcançar nosso objetivo”, afirmou Zenóbio.

Codecom-PMG
Brejo.com

UMA VERGONHA MUNICIPAL

O setor responsável pela coleta de lixo nas ruas dos municípios de cidades no brejo paraibano, com certeza exigirá das secretarias de infraestrutura um esforço sobre humano para resolver uma situação que se tornou uma tradição vergonhosa para população dos municípios e para os seus administradores.

É inacreditável que o tempo passe e as estruturas administrativas de um município aceite tamanho absurdo que vemos no cotidiano das cidades do interior do brejo e curimataú da Paraíba.

É difícil para um administrador entender que uma empresa pode ser responsável pelo serviço de limpeza urbana do município ou até mesmo comprar um caminhão compactador de lixo.

O que vemos é um descuido dos administradores da nossa região, sacos, papel, garrafas Pete, o “chorume”, produzido pelos restos do lixo existentes no caminhão se espalhando pela cidade deixando um cheiro terrível para quem passa pelas ruas e comunidades da região, como se não bastasse funcionários da coleta de lixo sem nenhuma proteção.

Um exemplo de péssimos administradores que se repete em um estado pobre e esquecido pelos políticos que dizem trabalhar pelo povo paraibano.


Por Odilon Almeida
diariodobrejo.com
Foto: diariodobrejo.com

segunda-feira, 11 de março de 2013

PROFESSOR DA ESCOLA ESTADUAL CARLOTA BARREIRA DESENVOLVE PROJETO VISITE O MUSEU

O professor da escola estadual Carlota barreira Joselmo de lima melo está desenvolvendo um trabalho junto com seus alunos para que venha a conhecer os museus da cidade. O trabalho tem como objetivo desenvolver o gosto de seus alunos pela história de nossa cidade e ao mesmo enfatizar o que os alunos têm aprendido dentro da escola.

para o professor os alunos estão tendo com ele os primeiros contatos com a historicidade da cidade de Areia o que muito tem contribuído para a sua aprendessem. Joselmo é formado em Geografia pela universidade federal da Paraíba com especialização em educação ambiental pela FIP (faculdade integradas de patos), tendo sido por muitos anos dirigente do grupo de tradições folclóricas moenda e atuante na radiofonia da cidade onde por muitos anos fez o programa Luiz Gonzaga.

Fonte: cidadedeareiaonline

ULTIMO SABADO FOI O PRAZO FINAL PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO DINHEIRO DA MERENDA ESCOLA AO FNDE

Brasília – Terminou no ultimo sábado (9) o prazo para que estados, municípios e o Distrito Federal prestem contas dos recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em 2011 ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Aqueles que não cumprirem o prazo podem ficar sem os recursos do governo federal para a alimentação escolar enquanto não regularizarem a situação.

Os atuais gestores devem encaminhar os dados pelo Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), também conhecido como Contas Online. Até essa quinta (7), 3,3 mil municípios (mais da metade) e 21 estados ainda não haviam enviado as informações.


Os novos prefeitos que ainda não têm senha do sistema devem entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800-616161. O FNDE disponibilizou também um guia para auxiliar os gestores na prestação de contas.

Após o final do prazo, os conselheiros da alimentação escolar, responsáveis pela análise inicial das contas, devem emitir seu parecer, aprovando ou não as contas, também por meio do sistema. Esse parecer deve ser enviado ao FNDE, que vai então analisar as informações.

Segundo a autarquia, o orçamento do Pnae para este ano é R$ 3,5 bilhões e deve beneficiar mais de 44 milhões de alunos da educação básica, incluindo o ensino de jovens e adultos.

Além das contas do Pnae, o FNDE recebe também, desde o final de fevereiro (25), os dados sobre os investimentos feitos em educação em 2012. Eles devem ser enviados pelos municípios, estados e Distrito Federal por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). O prazo vai até 30 de abril para os municípios e até 31 de maio para os estados e o Distrito Federal.

Nesse caso, quem não cumprir o prazo ou não conseguir comprovar que investiu 25% do orçamento em educação fica inadimplente no Cadastro Único de Convênios (Cauc) do governo federal. Com isso, deixa de receber os recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.
  
Mariana Tokarnia, da Agência Brasil
  
FOCANDOANOTICIA.COM

sexta-feira, 8 de março de 2013

Fiscalizadas Instituições para idosos das cidades de Remígio, Areia e Alagoa Grande


O Comitê Permanente de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), coordenado pelo Ministério Público da Paraíba, fiscalizou, na última terça-feira (6), instituições para idosos dos municípios de Remígio, Areia e Alagoa Grande.

Participaram das fiscalizações os Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Engenharia e Agronomia, Serviço Social, a Coordenação das Políticas Públicas do Idoso da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Corpo de Bombeiros.

Cada integrante do comitê deverá encaminhar relatório ao Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Direitos Fundamentais (Caop da Cidadania). Esses relatórios serão enviados aos promotores de cada uma das Comarcas para que as irregularidades encontradas sejam corrigidas em prazos que serão estabelecidos em termos de ajustamento de conduta.

Segundo o coordenador do comitê, promotor Valberto Lima, as inspeções estão constatando em todas as cidades visitadas a ausência das políticas públicas municipais da assistência social e da saúde. “Isso motivou o comitê a encaminhar solicitação aos promotores no sentido da realização de audiências públicas para as quais deverão ser convocadas, além das gestões municipais, as Câmaras de Vereadores e vários segmentos das sociedade civil organizada de cada uma das cidades”, disse.

“Não é possível que continue essa total ausência da participação dos poderes municipais e da sociedade com relação a este segmento da Sociedade”, concluiu o promotor.
Com Ascom

Ministério da Saúde suspende recursos para 21 municípios da PB + Areia também está na lista

O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de recursos para 21 municípios na Paraíba, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (4). Segundo a publicação assinada pelo ministro Alexandre Padilha,  as irregularidades detectadas no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) motivaram a suspensão.

Confira aqui a lista dos municípios relacionados no DOU.

Serão interrompidos temporariamente os repasses para os municípios de Alagoa Grande, Alhandra, Araçagi, Areia, Bayeux, Belém do Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fé, Caiçara, Conceição, Conde, Gado Bravo, João Pessoa, Lastro, Mari, Olho d'Água, Patos, Pocinhos, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé e Uiraúna.

De acordo com a Portaria 318/2013, serão suspensos os recursos repassados a 469 municípios em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão considera os esforços do Ministério pela transparência e monitoramento nos repasses de recursos para a Atenção Básica. Todos os 26 estados da federação foram afetados.

"Fica suspensa a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família, de Equipes Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde, da competência financeira janeiro de 2013, dos Municípios que apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais no SCNES", assinalou o ministro Alexandre Padilha.

G1 Paraíba

Parabéns a todas pelo Dia Internacional da Mulher!

Autor: Professor e Cordelista Aderaldo Luciano (Areiense lá pras bandas do Rio de janeiro)

Foi nessa data que as 130 mulheres foram carbonizadas por reivindicar melhores condições de trabalho. As cinzas dessas operárias, de certa forma, autorizaram o desfile das rainhas de bateria, com seus peitos de silicone e suas bundas de aço, as fúteis do Big Brother, com suas frases filosóficas, as socialites com suas bolsas Louis Vuitton. Há nos subúrbios do mundo mulheres lindas sendo espancadas e outras tanto sendo estupradas, ainda outras sofrendo assédio moral dos seus chefes. Outras catando lata e outras agriloadas. Por enquanto celebro esse dia, lembrando dos avanços sociais e do retrocesso que é morrer de parto por não haver vaga na maternidade. Sou otimista:com um pé atrás.

  CCA/UFPB-Campus II-Areia-PB

Prefeitura Municipal de Areia celebra Dia Internacional das Mulheres com programação especial

A prefeitura Municipal de Areia, através das Secretarias de Serviço Social, Saúde, Cultura e Agricultura preparou uma programação especial nesta sexta-feira (08) para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

As celebrações começam com um café da manhã oferecido às mulheres no Pio XII, logo após serão realizadas palestras sobre a violência contra mulher e em seguida uma apresentação cultural do Grupo Moenda.

Na praça central da cidade foi montado um stand voltado para a saúde da mulher. A Secretaria de Saúde disponibilizou profissionais que prestarão serviços de verificação da pressão e da glicemia das mulheres areienses.

Ainda no centro da cidade, a prefeitura disponibilizará profissionais para tirar as dúvidas da população sobre os direitos da mulher e como combater a violência contra o sexo frágil.

No período da tarde serão oferecidas oficinas com 50 vagas e depois disponibilizado um salão de beleza comunitário para embelezar as mulheres da cidade.

Assessoria

 

Acidente entre Areia e Remígio deixa um morto e dois feridos

Caminhão perde o controle, bate em carro e deixa um morto e dois feridos entre Areia e Remígio

Um grave acidente entre um caminhão baú e um veículo Fiat Ideia na noite desta terça-feira (05) deixou uma pessoa morta e duas feridas na estrada que liga os municípios de Remígio a Areia.

Segundo informações de populares, o acidente pode ter sido provocado porque o eixo do caminhão teria se soltado e o motorista perdido o controle do veículo e partido em direção a contra mão, batendo em cheio no veículo de passeio.

Três pessoas estavam no carro, entre elas José Alves da Silva, 53 anos, mais conhecido por Pedro da Buchada que morreu na hora e mais duas mulheres que ficaram gravemente feridas.

As vítimas foram socorridas pelo Samu para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Uma das vítimas é a micro empresária Maria José. Ela teve um grave ferimento na cabeça e foi socorrida inconsciente. A outra vitima conhecida apenas como Zeza, sofreu um ferimento grave no rosto e quebrou uma das pernas.

Nas redes sociais o clima é de comoção, já que as vítimas são bastante conhecidas na cidade.

Márcia Dias 

PB Agora

terça-feira, 5 de março de 2013

ESCOLA CARLOTA BARREIRA É LIDER EM APROVAÇÃO NO VESTIBULAR EM AREIA


Já é rotina para a Escola Carlota Barreira a liderança em aprovação no vestibular, isso demonstra o compromisso que a Direção e Professores tem com o ensino, que por ser uma escola publica, não deixa a desejar em nada com relação a uma escola particular.

Este é o terceiro ano seguido que a escola lidera no numero de alunos aprovados nos vestibulares da Universidade Estadual (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Ate agora o rendimento dos alunos do Terceirão CB 2012 (alunos do 3º ano do ensino médio do Carlota Barreira), esta assim: Dayana Inocêncio, aprovada para o curso de Agronomia UFPB; Ithalo Alves, aprovado para o curso aprovado para o curso de Ciências da Computação UFPB; José Carlos, aprovado em Ciências BiológicasUFPB; Daliana Santos, aprovada no curso de Agroecologia UFPB; Robervania Barboza, aprovada em Letras Espanhol na UEPB; Jefferson Bonifacio, aprovado em Química na UEPB;  Nelson Leal, aprovado em Matemática UFCG; Eleonora Nunes, aprovada em Letras Português UEPB; Rogério Pereira, aprovado em Letras Espanhol na UEPB e em Ciências Biológicas pela UFPB; Hirisleide Alves, aprovada em Nutrição na UFPB e em Biomedicina na Universidade Mauricio de Nassau; Jessica Alves do Nascimento, aprovada em Agronomia pela UFPB.

Fonte: Terceirão Carlota Barreira 2012