quarta-feira, 28 de março de 2012
ADMINISTRAÇÃO “COMPROMISSO COM O POVO” FIRMA PARCERIA COM ESCOLA PAULISTA DE ENFERMAGEM
AREIA: ALUNOS VOLTAM MAIS CEDO PARA CASA POR FALTA DE PROFESSORES
MEDICAMENTOS SÃO ENCONTRADOS JOGADOS EM RUA E TERRENO BALDIO
AREIA: É GRANDE A PROCURA PELO PROGRAMA “BRASIL SORRIDENTE”
A população areiense vem se aproveitando da disponibilização dos serviços, atualmente cerca de 300 pessoas estão cadastradas para serem atendidas no laboratório de próteses dentarias que foi montado no Centro de Saúde no bairro da Jussara. Cerca de 130 pessoas já receberam as suas próteses dentarias e ate o mês de julho o agendamento para atendimento e confecção das próteses dentaria já estão esgotados.
JUNTA MILITAR DA CIDADE DE AREIA EMITE COMUNICADO A IMPRENSA
AGENTES DE TURISMO REALIZAM ENCONTRO EM AREIA
terça-feira, 20 de março de 2012
PREFEITO DE AREIA SE MOSTRA SIMPATICO A ADESAO DO MUNICíPIO AO PLANO "VIVER SEM LIMITES"
A Sessão Especial contou com a participação de estudantes, professores da UFPB Campus II de Areia, de mães e pais de crianças atendidas pela APAE de Areia, professores e monitores daquela instituição e da população em geral, que lotaram a galeria do povo da Câmara Municipal de Areia.
Na ocasião o prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho foi informado dos Decretos presidenciais Nº 7611, Nº 7612, ambos de 17 de novembro de 2011, sendo que o primeiro dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e da outras providencias e o segundo institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Plano “Viver sem Limite”.
Segundo o artigo 1º do Decreto que institui o Plano “Viver sem Limites”, o referido plano tem como finalidade “promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência”. As APAES de todo Brasil defende um sistema inclusivo onde existam simultaneamente as escolas comuns e as escolas especiais, e que essas escolas especiais recebam por parte da União, Estados e Municípios as condições necessárias para o seu funcionamento.
Durante a Sessão Especial na Câmara municipal de Areia usaram da palavra a Professora Anita, da Universidade Federal da Paraíba e Joselene de Castro representante da APAE e chamaram a atenção de todos para os serviços prestados pela APAE Areia em seus 9 anos de existência e importância da sensibilização tanto da classe política, no caso prefeito e vereadores, como também da sociedade areiense em geral, para a importância da adesão do município de Areia ao Plano “Viver sem Limite”.
O prefeito Elson da Cunha LimaFilho- Dr Elsinho, ao usar da palavra na Tribuna da Câmara de Vereadores, “Casa de Manoel da Silva, elencou todas as ações desenvolvidas pela sua administração em prol do funcionamento da APAE na cidade de Areia, sendo a administração “Compromisso com o Povo” a grande parceira dessa instituição.
O prefeito asseverou que tornou oficial a ajuda dada pela sua administração a APAE Areia, com a aprovação de projeto enviado a Câmara municipal, estabelecendo uma subvenção mensal para a instituição, que hoje apresenta o valor de R$ 1.600 (Um mil e seiscentos reais), e serve para custear os serviços da fisioterapeuta que atende as crianças assistidas pela APAE. A prefeitura municipal de Areia, também auxilia a APAE, disponibilizando parte da merenda consumida pelos alunos, fornecendo também material de limpeza e algo mais que venha ser necessário para o funcionamento da instituição.
O prefeito Elsinho disse que sua administração é simpática a adesão ao plano “Viver sem Limite”, bastando apenas a direção local da APAE realizar a solicitação por escrito, através de oficio, informando a administração da existência e do conteudo dos dois Decretos presidências 7.611 e 7.612, para que a administração do município através das Secretaria de Educação e Ação Social em conjunto com Assessoria Jurídica do município possam avaliar a documentação, para que a administração possa o mais rápido possível realizar a adesão, para que a APAE Areia possa possa dar continuidade a sua prestação de serviço, atendendo as crianças portadoras de necessidades especiais do município de Areia.
Imagem: internet
ADMINISTRAÇÃO “COMPROMISSO COM O POVO” BENEFICIA O BAIRRO DA JUSSARA COM UMA CRECHE MODELO
Nesses mais de 7 anos da administração “Compromisso com o Povo”, já foi construído um Centro de Saúde no referido bairro e inúmeras famílias foram retiradas do estado de vulnerabilidade social, sendo deslocadas da antiga “rua da lama”, para casas populares que foram construídas pela administração do município, no conjunto Padre Maia.
Nos últimos dias uma retro escavadeira e caminhões caçamba estiveram preparando o terreno para o inicio das obras de construção de uma creche modelo no bairro da Jussara, mais uma parceria do Governo Federal com a prefeitura municipal de Areia, no valor de R$ 1.142.000,00 (Um Milhão, Cento e Quarenta e dois mil reais). Segundo o prefeito Elsinho a construção dessa Creche, é uma antiga reivindicação dos moradores do bairro, que nos próximos meses se tornará realidade.
O prefeito lembrou que das creches pertencentes ao município, a creche do Distrito de Mata Limpa já foi reformada e nos próximos dias terão inicio a reforma das creches nos Distrito de Cepilho e Muquem. Alem de freqüentar as creches pertencentes ao município, 60 crianças oriundas de famílias beneficiarias do programa Bolsa Família são atendidas pela Brinquedoteca do município.
Foto: internetFoto:ilustrativa
POSTOS DO PROGRAMA DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SERÃO INFORMATIZADOS
A Informatização dos Postos de Estratégia de Saúde da Família no município de Areia faz parte do Sistema de Regulação (SISREG). Esse Programa faz parte do projeto de implantação dos complexos reguladores e informatização da rede de unidades no âmbito do SUS no estado da Paraíba.
Para a informatização dos Postos de Estratégia de Saúde da Família, a prefeitura municipal de Areia, administração “Compromisso com o Povo” esta realizando uma parceria com o Ministério da Saúde, que esta disponibilizando computadores para todas as Unidades de Atenção Básica (Postos de Saúde). A administração do município estará disponibilizando as condições necessárias para a capacitação dos servidores, que irão atua nesse processo de informatização, como também providenciará os equipamentos necessários para que os Postos de Saúde, tanto na zona urbana, como na zona rural, tenham acesso a internet com uma maior velocidade e de alta qualidade.
Segundo Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), a informatização dos Postos de Saúde é mais uma parceria exitosa entre Prefeitura municipal de Areia, Governo do Estado e Governo Federal. Esse sistema será bastante importante para a população, pois vai regular todo o serviço de baixa e média complexidade realizado pelo município. A Secretária asseverou que a cidade de Areia tem como referencia para os atendimentos de média e alta complexidade, como também a realização de alguns exames as cidades de João Pessoa e Campina Grande.
Quando a informatização dos Postos de Saúde se tornar realidade, os exames poderão ser marcados diretamente no Postos de Saúde, não havendo a necessidade dos usuários do serviço de se deslocar do Posto de saúde, ate a sede da Secretaria, com o intuito de marcar as consultas especializadas, como também os exames.
Ainda segundo a Secretária, serão direcionados para os Postos de Saúde, um numero determinado de consultas e exames e através dos sistema de regulação da Secretaria de Saúde do Estado, o paciente já sairá do Posto de Saúde com sua consulta ou seu exame nos serviços de media e alta complexidade já marcados. Para a secretária Carmita, “a disponibilização desse serviço será bom para o paciente, pois não haverá a necessidade do mesmo estar se deslocando de um lugar para o outro,representando um grande beneficio para a população”.
Segundo a secretária Carmita, desde o ano passado o prefeito Elsinho vem tentando trazer esse benefício para a população areienses, sempre trabalhando em parceria com todos que fazem a Secretária de Saúde. A solicitação dos computadores já foi feita e nos próximos dias deverão estar chegando a sede da secretaria de saúde. Quando estiver em prática, a informatização dos postos de ESF do município representará em mais um grande beneficio da administração “Compromisso com o Povo” para a população areiense, pois mais do que ontem e menos do que amanhã, a grande obra é cuidar da nossa gente.
Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA
quarta-feira, 14 de março de 2012
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CONSELHO DO CENTRO DE CIÊNCIA AGRÁRIAS
A Comunidade Acadêmica do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), formada por professores, funcionários e alunos lamenta os fatos ocorridos no interior do Campus II, na madrugada do dia 09 de março de 2012 e o Conselho de Centro do CCA/UFPB, se posiciona diante da sociedade informando, a bem da verdade, que:
O Centro repudia atitudes que causem constrangimento aos calouros do CCA e, desde 2011 a Direção do Centro, seguida dos docentes, funcionários e alunos empreendem uma campanha educativa e preventiva contra os trotes, em conformidade com a Lei Estadual 9.381, de 13 de junho de 2011;
Solidarizamo-nos com as famílias envolvidas no lamentável episódio e reforçamos que condenamos todas as formas de violência, inclusive a violência simbólica, empreendida pelos veículos de comunicação de massa que inadvertidamente, e/ou intencionalmente, têm veiculado informações distorcidas e inverídicas dos acontecimentos, ainda em processo de investigação, e que tem informado uma suposta conivência da Direção, dos docentes e funcionários do CCA com a realização de trotes, fato que não procede;
A Direção do Centro tomou as devidas providências sobre os fatos lamentáveis ocorridos e continua empenhada no sentido dos esclarecimentos da violência que envolveu um estudante do CCA, que está sendo investigada pelas autoridades competentes: Polícia Federal e Polícia Civil;
Por fim, lembramos os relevantes serviços prestados à sociedade brasileira pelo Centro de Ciências Agrárias há 75 anos e como instituição educativa, séria e responsável, nos dispomos a prestar o apoio necessário ao bom andamento das investigações e reiteramos nosso compromisso com a promoção da cidadania e da paz dentro e fora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba.
Areia, 13 de março de 2012
Conselho de Centro
Centro de Ciências Agrárias
Universidade Federal da Paraíba