quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Projeto transforma Areia em cidade das flores.

Rua Epitácio Pessoa/ Centro de Areia PB
A iniciativa começou pelos prédios da própria administração, que foram enfeitados por rosas, flores, lírios. Os moradores abraçaram a ideia e também decoraram suas casas. De acordo com o Secretário de Turismo e Cultura, Romeu Lemos, o objetivo é tornar ainda mais aconchegante a cidade para os turistas que chegam ao local.

Centro Administrativo José Castor Gondim/ Areia PB
Para fomentar o projeto, a Prefeitura firmou parceria com empresas que fornecem os jarros e jardineiras aos moradores gratuitamente. A ideia é também incentivar as floriculturas que cultivam flores na zona rural da cidade. As flores produzidas são comercializadas na praça central.

“Esse projeto pretende fazer com que a cidade de Areia, além da terra da cachaça e da rapadura, também possa ser conhecida como a cidade das flores na Paraíba”, explicou Romeu Lemos.

Fonte: PMA

Festividades da cidade de Areia serão realizadas com investimentos particulares

Igreja do Rosário/Areia PB 
O prefeito da cidade de Areia, João Francisco, assumiu a Prefeitura Municipal com o desafio de realizar ajustes fiscais na administração pública e organizar as contas da prefeitura. Para isso, uma das medidas adotadas pela nova gestão municipal é a de que todas as festividades e programações culturais da cidade serão realizadas por meio de parcerias público-privadas com investimentos particulares, poupando os recursos públicos, que antes eram aplicados nas festas locais.

Na semana passada o Tribunal de Contas do Estado enviou ofício a todos os 223 municípios da Paraíba alertando sobre a promoção das festas com dinheiro público. O TCE quer garantir que o financiamento das festividades não comprometa o pagamento de obrigações como folha de pessoal, pagamento de fornecedores, previdência, investimentos em saúde e educação. Mas, de acordo com o prefeito de Areia, a decisão de não gastas recursos públicos com festas já havia sido tomada antes mesmo de ele assumir o comando da cidade.

O Secretário de Cultura e Turismo de Areia, Romeu Lemos, explicou que a PMA vai fechar parceria com a Associação de Turismo de Areia (Atura), e esta ficará responsável por promover os eventos, angariar os patrocínios e arcar com os ônus. “A Prefeitura vai dar todo o apoio logístico e a ajuda necessária para que os eventos sejam realizados, mas sem investir o dinheiro público”, explicou Romeu.

De acordo com Romeu Lemos, a PMA tem o intuito de manter as programações culturais que são tradicionais e realizar outras atividades como festivais de música, poesia, artes, teatro, como forma, principalmente, de atrair turistas, mas os eventos serão executados por meio da parceria. “A prefeitura tem que cuidar de saúde, educação, transportes, habitação, acessibilidade, e etc.”, pontuou.

No ofício enviado pelo TCE às prefeituras, o presidente Arthur Cunha Lima, frisa que principalmente as prefeituras que decretaram estado de calamidade administrativa e financeira, como é o caso de Areia, devem observar o equilíbrio das contas públicas, no momento de contratar serviços para realização de festas. “A recomendação do TCE só endossa a decisão que já tínhamos tomado. É preciso ter responsabilidade com o dinheiro público. Não deixaremos de incentivar, apoiar e buscar parcerias para realizar os eventos para a nossa população e para os turistas, mas empregaremos os nossos recursos prioritariamente em educação, saúde e infraestrutura”, finalizou João Francisco.

Fonte: PMA

Areia inicia vacinação contra HPV para meninos em todas as unidades de saúde

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano, conhecido popularmente como HPV, agora está disponível também para os meninos de 12 e 13 anos de idade.  Na cidade de Areia, a vacinação está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde, seguindo um cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, e todos os dias na sala de vacinação do Hospital Doutor Hercílio Rodrigues, das 7h até as 11h e das 13h às 17h.

Essa será a primeira dose da vacina para os meninos, que devem ser levados aos locais de vacinação pelos pais ou responsáveis. A segunda dose será aplicada 6 meses depois. A vacina previne o câncer de pênis, de ânus, de garganta e ainda o desenvolvimento de verrugas genitais.

Em Areia, mais de 450 garotos estão na faixa etária adequada. A vacina para as meninas também continua disponível, de acordo com o calendário de vacinas, mas a primeira dose agora pode ser aplicada nas garotas de 9 a 14 anos de idade. Antes, o limite era 13.


Além da vacina contra o HPV, a Secretaria de Saúde de Areia também está ofertando a vacina contra meningite tanto para os garotos quanto para as garotas. “A imunização é muito importante para a prevenção de doenças, e o município está levando a vacina para mais perto dos usuários. O nosso objetivo é vacinar 100% da população indicada”, disse a Secretária de Saúde, Edna Guedes.

Fonte: PMA

Semas abre inscrições para grupos de jovens, idosos e mulheres em Areia

A Secretaria de Assistência Social do município de Areia está com inscrições abertas para crianças e adolescentes, idosos e mulheres que desejam participar dos grupos de convivência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. As inscrições vão até o fim janeiro.

Os jovens terão acesso a atividades de esporte, lazer, arte e cultura. Os idosos e as mulheres participam de atividades com os grupos e podem desenvolver diversas atividades como artesanato, por exemplo.

“O objetivo é criar redes de convivência entre os grupos e fortalecer o vínculo dessas pessoas, de modo que elas se sintam incluídas socialmente e conscientes dos seus deveres de cidadão”, explicou a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria das Neves Gabi  Barreto Neta.

No caso dos jovens, a faixa etária é de 7 a 17 anos de idade e as famílias devem estar inscritas no Cadúnico. Os pais ou responsáveis devem procurar o Cadúnico, na Rua Pedro Américo, no Centro de Areia. Os documentos necessários são os originais de RG, CPF, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família e uma foto 3×4 do responsável e do menor de idade.

Para os idosos e as mulheres, a exigência é que estejam inscritos no Cadúnico. As inscrições podem ser realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: PMA

Areia está entre os 102 municípios que terão cadastramento biométrico

A quinta e última etapa do recadastramento de eleitores com biometria abrangerá 102 municípios na Paraíba. No estado já passaram pelo cadastramento biométrico 121 municípios envolvendo 41 Zonas Eleitorais do Estado. A previsão é iniciar no dia 6 de março deste ano e o prazo previsto para conclusão do trabalho é março de 2018.

“No pleito de 2016, nos municípios que tiveram revisão do eleitorado com biometria, o índice de abstenção foi quase metade daqueles que não tiveram. A eleição de 2018 será totalmente com identificação biométrica”, disse o  secretário de Tecnologia da Informação, George Bezerra Cavalcanti Leite.

Estima-se que o número de atendimentos atinja mais de um milhão de eleitores, num aparato que deve envolver aproximadamente 500 pessoas diretamente, utilizando-se 274 kits biométricos.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, acompanhada do vice-presidente e Corregedor, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, reuniu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (16), representantes dos setores que estarão diretamente envolvidos no processo de cadastramento biométrico previsto no Provimento nº16-CGE, de 06 de dezembro de 2016 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida torna pública a relação de localidades a serem submetidas à revisão de eleitorado com coleta de dados biométricos, pertinentes ao Programa de Identificação Biométrica 2017-2018.



O secretário de Tecnologia da Informação, George Bezerra Cavalcanti Leite, expôs as principais demandas para a execução da biometria, prezando o menor custo por eleitor na fase do recadastramento biométrico. Segundo ele, os principais fatores para o sucesso do cadastramento de eleitores com coleta de dados biométricos são os equipamentos, recursos humanos e divulgação.

O recadastramento de eleitores com biometria abrangerá 102 municípios, em 2017 e 2018. São eles: Água Branca, Alagoa Grande, Alagoinha, Alhandra, Arara, Araruna, Areia, Aroeiras, Baía Da Traição, Baraúna, Barra De Santa Rosa, Belém, Belém Do Brejo Do Cruz, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito De Santa Fé, Brejo Do Cruz, Brejo Dos Santos, Caaporã, Cachoeira Dos Índios, Cacimba De Dentro, Cajazeiras, Caldas Brandão, Carrapateira, Casserengue, Catolé Do Rocha, Conceição, Condado, Conde, Coremas, Cruz Do Espírito Santo, Cuité, Damião, Duas Estradas, Fagundes, Frei Martinho, Gado Bravo, Gurinhém, Ibiara, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Jericó, Joca Claudino, Juarez Távora, Juripiranga, Juru, Malta, Manaíra, Marcação, Mari, Mato Grosso, Mogeiro, Monte Horebe, Mulungu, Natuba, Nova Floresta, Nova Palmeira, Ouro Velho, Pedra Lavrada, Picuí, Pilar, Pirpirituba, Pitimbu, Pocinhos, Poço Dantas, Poço De José De Moura, Prata, Princesa Isabel, Puxinanã, Queimadas, Riachão, Riachão Do Bacamarte, Riachão Do Poço, Riacho Dos Cavalos, Rio Tinto, Salgado De São Félix, Santa Cecília, Santa Helena, Santa Inês, Santana De Mangueira, São Bento, São João Do Rio Do Peixe, São José De Piranhas, São José De Princesa, São José Do Brejo Do Cruz, São José Dos Ramos, São Miguel De Taipu, Sapé, Serra Redonda, Serraria, Sertãozinho, Sobrado, Solânea, Sossêgo, Tacima, Tavares, Triunfo, Uiraúna, Umbuzeiro e Vista Serrana, no período de 2017 a 2018, envolvendo as seguintes Zonas Eleitorais: 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 8ª, 9ª, 11ª, 12ª, 18ª, 20ª, 24ª, 25ª, 34ª, 36ª, 37ª, 38ª, 39ª 40ª, 41ª, 42ª, 46ª, 47ª, 48ª, 49ª, 50ª, 51ª, 52ª, 53ª, 54ª, 55ª, 59ª, 68ª, 69ª, 73ª, 74ª e 75ª.

clickpb

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Mutirão limpa e organiza escolas municipais para ano letivo em Areia

Professor Nerivan
O ano letivo nas escolas do município de Areia começa em fevereiro. Um mutirão de limpeza, organização e pequenos consertos está sendo realizado nas escolas com a participação dos diretores, alguns professores, funcionários e também voluntários da comunidade para o início das aulas. Todas as escolas da cidade e as dos distritos já receberam a ação.
De acordo com a Secretaria de Educação de Areia, todos os prédios precisavam de arrumação e ajustes, tanto na estrutura, quanto nos equipamentos. “Sem tantos recursos financeiros e possibilidade de compra e contratação, os servidores e os voluntários vestiram essa camisa e estão nos ajudando nesse processo de preparação das unidades”, explicou a Secretária, Sandra Medeiros.
Esta semana a Rede Municipal de Ensino realizou as matrículas para alunos novatos. A Secretária explicou que também está fazendo um Censo Escolar para avaliar quantos alunos estão matriculados e definir a distribuição de servidores para que os professores e funcionários das escolas estejam a postos já no começo de fevereiro.
Sandra Medeiros agradeceu o trabalho de todos que compõem a rede municipal de ensino de Areia, incluindo os pais de alunos e voluntários que ajudaram a organizar as escolas, bem como a equipe da Secretaria de Infraestrutura que está garantindo os consertos nas unidades e dando suporte na entrega do material escolar. De acordo com ela, alguns professores têm visitado casas até na zona rural para resgatar alunos que moram no município e estudam em outras cidades e também os que tinham a intenção de transferência.
Além disso, a Prefeitura Municipal de Areia tem 38 veículos na frota, dos quais apenas dois estão em condições de circulação. O Diretor de Transportes, Giorgio Teixeira, disse que está sendo feito um trabalho de recuperação dos carros e de legalização dos documentos para que o transporte escolar esteja disponível no próximo mês.
Fonte :PMA

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

João Francisco decreta estado de calamidade administrativa e financeira em Areia

João Francisco/Prefeito de Areia
O prefeito da cidade de Areia, João Francisco, decretou nesta terça-feira, 10, estado de calamidade administrativa e financeira na Prefeitura Municipal. João Francisco foi eleito em outubro de 2016 e assumiu o comando da cidade este ano. Segundo o prefeito, a falta de informações da gestão anterior sobre as contas da prefeitura e as dívidas com fornecedores obrigaram a decisão. 

O decreto explicita que todos os computadores foram formatados e as informações sobre contratos, convênios e as contas da administração pública foram apagadas dos computadores, assim como do arquivo físico. Além disso, o chefe do poder executivo justifica que não houve transição, conforme prevê a legislação, e que não foram entregues os balancetes mensais, os demonstrativos de saldos disponíveis, de operações de crédito nem de dívidas à nova gestão. O último Semanário Oficial publicado em 2016 é do mês de maio. 

“Não houve outra alternativa, senão a de decretar estado de calamidade administrativa e financeira para que possamos tentar destravar os atos da administração neste início de governo”, explicou João. O prefeito lembrou que já havia se reunido no início do mês com a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para desbloquear a conta bancária da Prefeitura que se encontrava bloqueada por falta de prestação de contas da administração passada. 

O decreto expõe ainda que inúmeros fornecedores da prefeitura têm dívidas a receber do ano passado e que, por isso, muitos se recusam a continuar prestando serviço para a administração municipal, o que dificulta o andamento dos serviços da cidade. Por fim, o documento explica que a nova gestão não detém dados sobre os débitos trabalhistas da cidade.

O decreto vigora por 90 dias e durante este período ficam suspensos os pagamentos de empenhos executados na gestão anterior para verificar se os contratos e convênios foram cumpridos e a regularidade das despesas. Apesar disso, João garantiu que a folha de pessoal, encargos sociais e repasses serão executados. 

“A ideia é fazer uma auditoria por meio de uma comissão de servidores municipais para verificar essas questões fiscais e legais. Enquanto isso, todas as despesas do município têm que ser autorizadas pelo prefeito”, explicou o procurador-geral do município, Gustavo Moreira. 

João Francisco ressaltou as dificuldades para gerenciar o município, uma vez que os salários de alguns servidores do mês de dezembro não foram pagos, lembrou que 90% da frota de veículos estão sucateados e frisou que Areia foi uma das cinco cidades paraibanas que tiraram nota zero na última avaliação sobre transparência do TCE. 

Fonte: PMA


terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Prefeitura de Areia realiza censo de servidores efetivos

A Prefeitura Municipal de Areia está fazendo um censo dos servidores municipais efetivos da cidade. O censo começou na segunda-feira, 9, e está sendo realizado na Câmara de Vereadores de Areia nos turnos manhã e tarde.

É necessário levar a Portaria de Nomeação, os documentos pessoais, PIS/PASEP, comprovante de residência e a Certidão de Casamento, assim como Registro de Nascimento dos filhos que nasceram nos últimos quatro anos e os documentos que atualizam as situações que mudaram nos últimos anos como, por exemplo, nível de escolaridade. Para comprovação dos novos dados é preciso levar xerox de cada documento.

“Nós estamos fazendo um censo para identificar todos os servidores efetivos que trabalham na nossa cidade, em qual função e em qual secretaria. O censo é obrigatório para todos os servidores e é uma forma de otimizar o trabalho do Governo Municipal em nossa cidade”, explicou o Secretário de 
Administração e Finanças, Leopoldo Gondim.

O prefeito, João Francisco, já tinha decretado na semana passada que todos os servidores se apresentassem a suas secretarias de origem.

Fonte: PMA

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Prefeitura de Areia faz recadastramento do Bolsa Família a partir da segunda

A Prefeitura Municipal de Areia vai realizar um recadastramento de todas as pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família na cidade. O cadastramento começa nesta segunda-feira, 9, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na rua Pedro Américo, Centro de Areia.

Os beneficiados precisam levar cópias e originais de RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de conta de luz, cartão do Bolsa Família, Registro de Nascimento e, no caso das gestantes, Cartão de Vacina. As pessoas que são casadas devem levar Certidão de Casamento e ainda o RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho do cônjugue. Também são exigidos os mesmos documentos dos filhos, além da declaração da escola para aqueles em idade escolar.

De acordo com a Secretária, Maria das Neves Gabi Neta, o objetivo é fazer um levantamento das pessoas que estão cadastradas, rastrear os beneficiados que realmente dependem do programa e, posteriormente, incluir novas famílias que precisam do recurso. “Queremos fazer uma auditoria, verificar irregularidades para conceder o recurso a pessoas que realmente precisam”, explicou.

Fonte: PMA

Secretaria de Educação de Areia abre matrículas escolares nesta segunda

A Secretaria Municipal de Educação de Areia vai realizar as matrículas escolares da Rede Municipal de Ensino de segunda-feira, 9, a sexta-feira, 13, de janeiro. As matrículas serão realizadas em todas as escolas e creches do município.

Os alunos veteranos têm as matrículas renovadas automaticamente e os novatos precisam apresentar o Registro de Nascimento e a Declaração de Transferência, no caso de estudantes que vêm transferidos de outras unidades escolares.

De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Medeiros, todas as unidades escolares estão com matrículas abertas, inclusive as que foram nucleadas. O horário de atendimento varia de acordo com decisão das direções das escolas.

Sandra assegurou que todos os estudantes têm vagas garantidas. Segundo a Secretária, o desafio da Prefeitura Municipal de Areia será o de conseguir melhores resultados na educação do município nos próximos anos.

Em 2015 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Areia não foi aferido na maioria das escolas do local por falta de informações e de participação nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Escola Municipal Julia Verônica Areia/PB
Além disso, o número de matrículas tem caído ano a ano no ensino infantil e no fundamental. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), de 2013 para 2015 o número de estudantes foi reduzido em todos os níveis. As matrículas nas creches caíram de 243 para 191; na pré-escola a queda foi de 656 para 651 e no fundamental de 5.055 para 4.081.

“Faremos uma soma de esforços para recuperar a educação de Areia, como atrair projetos, incorporar nossas escolas em programas e ações integradas para evitar a evasão escolar”, explicou Sandra.

Sandra destacou a importância dos professores neste processo. “Muitos encontros já foram realizados com professores, diretores, coordenação e diretoria da ASEMA. Em todos os encontros, percebi a vontade e o comprometimento dos professores no sentido de fazer uma educação diferente, em que a criança e o jovem possam ter a oportunidade de desenvolver suas capacidades de aprender e entender a realidade, podendo se posicionar de forma crítica e transformar, se for sua vontade, essa realidade”, finalizou.

Fonte PMA

Prefeitura Municipal de Areia modifica sistema de coleta de lixo

A Prefeitura Municipal de Areia vai modificar o sistema de coleta de lixo do município a partir desta segunda-feira, 9. A coleta passa a ser feita em um terceiro turno, a partir das 17h da segunda-feira ao sábado. De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Carlos Roberto Tito, o objetivo é dar melhores condições de trabalho para os garis, que deixarão de trabalhar no horário de maior radiação solar, e melhorar a mobilidade urbana no complicado trânsito das pequenas ruas da cidade.

O Secretário informou ainda que outras medidas estão sendo avaliadas para otimizar a coleta de lixo em Areia. Segundo ele, a prefeitura está fazendo um zoneamento do município para dividir o recolhimento do lixo por áreas através dos dois caminhões que fazem o trabalho atualmente. “Além disso, vamos trabalhar para em um futuro próximo adquirirmos caminhões compactadores para processar o lixo e modernizar essa coleta”, salientou.

Em uma semana de administração, a nova gestão da Prefeitura Municipal de Areia já coletou pelo menos dez caminhões de lixo das ruas da cidade. A Secretaria de Infraestrutura também está fazendo uma campanha para conscientizar a população da cidade a separar o lixo antes de colocá-lo nas calçadas a fim de que catadores de material reciclável façam a coleta seletiva e retirem os materiais que podem ser reutilizados.

Fonte: PMA

Homem morre em acidente envolvendo dois veículos em Areia

Um homem morreu na noite deste sábado (7), no município de Areia, no Brejo paraibano, após o veículo que ele conduzia, uma Ford Pampa, colidir de frete com um Chevrolet Corsa, na PB-09.

O homem de 51 anos estava acompanhado de uma jovem de 28 anos e a filha dela, de seis.  As duas apresentaram ferimentos leves.

O motorista do segundo veículo também não sofreu lesões graves.

A vítima fatal voltar de hospital onde teria ido levar mãe e filha para atendimento médico.

MaisPB

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Prefeito de Areia se reune com membros do TCE visando debloquear contas da PMA

 Prefeito João Francisco participando de reunião com membros do TCE/PB
O Prefeito constitucional do município de Areia, o empresario João Francisco, utilizou as redes sociais, para informar a população de Areia, que o mesmo participou de uma reunião na tarde desta quinta feira 5, na  Sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, que teve como objetivo viabilizar o desbloqueio das contas da Prefeitura Municipal de Areia, que encontram-se bloqueadas em função de incompletudes de informações nas contas da gestão anterior. 

Segundo João Francisco, as contas já foram desbloqueadas, isso dará a possibilidade para que o novo gestor e sua equipe possam administrar os novos recursos que deverão chegar aos cofres do município.

O gestor ainda informou que contudo, as verbas referentes à Repatriação e ao Fundeb, como foram depositadas no final do ano, só serão liberadas para movimentação quando a administração anterior apresentar os balancetes referentes à gestão do mês de dezembro.

Os desafios são muitos, mas estamos arrumando a casa disse o prefeito.

Mais de 90% da frota de veículos da Prefeitura de Areia precisam de consertos

Um dia após assumir a Prefeitura Municipal de Areia, o prefeito João Francisco identificou o estado de sucateamento dos veículos que fazem parte da frota municipal. Dos 38 veículos da prefeitura apenas 2 estão em plenas condições de serem utilizados. Todos os outros 36 precisam de reparos e consertos, sendo que pelo menos 10 necessitam de reforma completa, e alguns estão até sem motor.

“É lamentável que a frota tenha chegado a esse estágio. Precisamos renovar boa parte dos transportes e consertar a maioria”, disse o prefeito. Segundo o gestor, será feito um levantamento completo dos danos em cada veículo e dos reparos necessários.

Na saúde, segundo o novo prefeito, a cidade de Areia dispõe de três ambulâncias, mas apenas uma está em circulação e duas estão sem condições totais de uso. Apesar disso, João Francisco garantiu que o transporte para pacientes que fazem tratamento contínuo em Campina Grande será assegurado com conforto para os passageiros.

Outra preocupação é com relação aos ônibus escolares. Alguns estão com pneus acabados e outros não têm sequer para-choque. O Diretor de Transportes, Giorgio Antônio Teixeira, informou que os carros serão revisados para não comprometer o transporte escolar para o ano letivo que já começa em fevereiro. Ele adiantou ainda que o objetivo da Prefeitura é comprar dois novos ônibus para atender também o transporte de estudantes universitários.

Os veículos do PAC, como motoniveladora patrola, carro-pipa, caçamba e retroescavadeira também precisam ser recuperados para atender as necessidades da população, principalmente da zona rural.

Na contramão desses problemas deixados pela gestão anterior do município de Areia, a Câmara Municipal gerenciou o recurso destinado à Casa de modo que conseguiu comprar o primeiro carro da Câmara de Vereadores, um veículo 0km de R$ 40 mil. “Isto é um exemplo de que é possível manter e melhorar o patrimônio público quando se gerencia o dinheiro da forma correta. Dois exemplos tão diferentes dentro de um mesmo município demonstram que a Prefeitura foi mal administrada”, exclamou João.

Ascom

Prefeito de Areia, João Francisco (PSDB) assinou decreto referente a servidores municipais.

Brasão do Município de Areia
O prefeito de Areia, João Francisco (PSDB), assinou nesta segunda-feira (2) um decreto referente aos servidores municipais. O decreto nº 001 de 2 de janeiro de 2017 determina o retorno imediato às secretárias de origem de todos os servidores que se encontram à disposição de outros órgãos públicos ou entidades.

Os servidores devem se apresentar ao seu respectivo órgão a partir da data do decreto. “Além de cumprir o que determina a Legislação. A orientação do Prefeito é no sentido de empreendermos esforços para fazer com que Areia possa superar o mais rápido possível esse período de crise financeira e administrativa. 

O que a gestão quer é que a cidade possa obter capacidade de investimento, o que beneficia toda a população. Este decreto garante um maior controle sobre os gastos com pessoal e reorganiza os procedimentos administrativos vinculados aos servidores da Prefeitura”, afirmou o Procurador Geral do Município Dr. Gustavo Moreira;

ObservaPB

João Francisco anuncia saúde como prioridade da gestão e fala sobre convocação do concurso

João Francisco Prefeito de Areia
O prefeito eleito de Areia, João Francisco, a três dias de ser empossado, concedeu entrevista ao programa Alta Frequência, na rádio PBFM. Na sabatina dos ouvintes, João explicou que a saúde será a primeira prioridade do governo. 

Segundo o prefeito, o Hospital Doutor Hercílio Rodrigues será reestruturado. Serão destinados R$ 500 mil para a unidade. A Farmácia Básica receberá medicamentos e um dos objetivos é ampliar o horário de funcionamento da Farmácia para dois turnos. 

Também serão criadas Academias de Saúde na Praça do Trabalho e na Chã do Jardim. João explicou que as medidas administrativas serão otimizadas racionando os recursos. Serão oito secretarias, duas a menos que a gestão anterior. 

Dezenas de pessoas questionaram sobre a convocação do concurso público realizado este ano. João falou que todo o processo será analisado pelo setor jurídico da prefeitura. "Eu acho uma irresponsabilidade um gestor realizar um concurso e não contratar os aprovados. Se estiver tudo dentro da lei, tendo dinheiro e necessidade dos cargos, nós convocaremos os aprovados", esclareceu. 

João anunciou ainda o investimento de R$ 500 mil no Calçadão João Cardoso. "Criaremos um espaço de uso comum à noite e para comércio de dia", explicou.  

O prefeito relatou que esteve reunido com a reitoria do IFPB tentando viabilizar um local para a construção do campus de Areia. "É preciso que se diga que Areia não tem campus do IFPB, tem apenas um posto avançado e estamos tentando trazer essa conquista", exclamou. 

João explicou outras questões como a audiência com o Ministério Público para retirar a circulação de caminhões-pipa do centro histórico da cidade. Ele também falou sobre as reuniões para destravar a reforma da estrada que liga Areia a Remígio e do encontro com o Iphan para rever as questões sobre tombamento histórico que impedem o crescimento ordenado do município.  

João Francisco assegurou que deve adquirir novos transportes para a prefeitura, incluindo ônibus escolares. Ele adiantou mudanças que serão feitas no trânsito como a interdição da rua do mercado para carros de grande porte durante o dia e a mudança do estacionamento dos ônibus da linha local. 

João garantiu que vai reestruturar o Mercado Público ouvindo a necessidade dos comerciantes e falou que vai ajudar os agricultores a produzirem novas culturas. Por fim, o prefeito agradeceu as pessoas e desejou um ano melhor para todos. 

Ascom com Portal Observa PB