segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Projeto Promovendo Saúde Através da Educação Física



O Projeto de Extensão CCA-UFPB- PROMOVENDO SAÚDE ATRAVÉS DA SAÚDE FÍSICA. Com a Professora Lorena Candido (Coordenadora) e o aluno bolsista Roger Xavier. Aulas de Zumba,aeróbica e futuramente Pilates. O projeto atende 42 mulheres e 52 idosos nas terças e quintas no CSU e conta com a parceria da Setor de Esportes do CCA/UFPB, CRAS, SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL e Centro Social Urbano Alice de Almeida.

O projeto já está em sua quarta edição. A cada ano tenta-se priorizar um segmento da comunidade, buscando despertar o interesse e mostrar a importância da prática de exercício físico para uma vida mais sudável e com qualidade. Este ano, com a parceria firmada com a Secretária de Ação Social do Município, veio a possibilidade de trabalhar com o grupo de Mulheres de Idosos do Cras Paif.

Segundo a professora Maria Lorena (DCFS/CCA), “a interação está sendo maravilhosa e o aprendizado gigantesco”. A professora agradece a todos que colaboram com a realização desta atividade e, principalmente, Rogeranuar Xavier, aluno bolsista do projeto, que dá vida e motivação a todo o planejamento.

CCA/Campus II


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Polícia da Paraíba registra dois casos de agressão a mulheres no interior

Em Areia, no Brejo, marido usou enxada para agredir mulher.
Já em Monteiro, a vítima chegou a perder a consciência.

Imagem: Internet
Duas mulheres foram agredidas em cidades do interior da Paraíba entre a noite da segunda-feira (22) e a madrugada desta terça-feira (23). De acordo com a Polícia Militar, os casos foram registrados nas cidades de Areia, no Brejo e Monteiro, no Cariri. Em um dos casos, a mulher foi agredida com golpes de enxada e no outro, a vítima chegou a perder a consciência.

O primeiro caso foi registrado na cidade de Areia, por volta das 18h da segunda-feira. Segundo a Polícia Militar, uma mulher foi espancada pelo ex-marido, que teria atingido a vítima com golpes de enxada no braço e a agredido com socos no rosto. A mulher foi levada pela polícia até um pronto-socorro da cidade, onde foi atendida. Os policiais realizaram buscas na região, mas o suspeito não foi encontrado.

Já na madrugada desta terça-feira, outra mulher foi agredida, na cidade de Monteiro. De acordo com a PM, a vítima não quis falar sobre o assunto e preferiu não prestar queixa, mas testemunhas contaram aos policiais que a mulher teria sido agredida na cabeça pelo próprio companheiro e chegou ficar inconsciente. A mulher passou por exames e uma sutura de um corte na cabeça, e até as 7h permanecia internada em observação. Os policiais foram até a casa do suspeito, mas ele não foi localizado. As testemunhas foram encaminhadas até a delegacia para prestar depoimentos.

G1 




quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ex-prefeito de Areia é absolvido pelo TRF de acusação

Dr. Elsinho Ex- Prefeito de Areia
Após ser condenado em 1ª instância na Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal, o ex-prefeito da cidade de Areia, Elson Cunha Lima foi inocentado, por unanimidade, nesta terça-feira em julgamento realizado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), sediado em Recife.

Elson Cunha Lima foi acusado de superfaturar a compra de alimentos para a rede municipal de ensino na época em que foi prefeito de Areia.

Durante sustentação oral, a defesa do ex-gestor apresentou documentação que comprovaram a lisura do processo licitatório realizado para a aquisição da merenda escolar.

Além de um relatório do Ministério da Educação, indicado que não houve superfaturamento na compra, os advogados de Elson Cunha Lima também expuseram cópia do acórdão com aprovação das contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) em relação aos repasses do governo federal para a Prefeitura de Areia.


Assessoria

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

UNIDADE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SERÁ IMPLANTADA EM AREIA



Hotel Fazenda Bruxaxa/Areia PB

Se não se tratar de mais uma promessa típica de período eleitoral, a cidade de Areia, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil será contemplada com uma Unidade de Educação Profissional(UEP), Campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Durante o decorrer dessa segunda semana de setembro, técnicos do IFPB Paraíba, estiveram na cidade de Areia realizando uma série de reuniões e vistorias visando a implantação da Unidade de Educação Profissional (UEP), na cidade de Areia, que atenderá toda região do brejo.

As primeiras informações dão conta de que o Campus do IFPB em Areia, iniciará suas atividades no antigo Centro Administrativo, no Mercado Público, localizado no Calçadão João Cardoso, isso enquanto se inicia a reforma do antigo Hotel Fazenda Bruxaxa, que foi doado pelo Governo do Estado ao Governo Federal, visando servir como um Hotel Escola e sendo sede da Unidade de Educação Profissional (UEP), Campus do IFPB em Areia.

A cerca de um ano atrás, época em foi firmada a parceria entre Governo do Estado e Governo Federal, através do Ministério da Educação, o reitor do IFPB na Paraíba João Batista Oliveira afirmou que “os cursos superiores de tecnologias passam a dar suporte prático ao desenvolvimento dos municípios. Os cursos a serem ofertados em Areia devem se concentrar no eixo tecnológico de hospitalidade e lazer. Para a instalação do campus em Areia levou-se em consideração a infraestrutura do Hotel Bruxaxá, que já está pronta e disponível para uso como hotel escola. Areia é uma cidade histórica, onde foi instalada a primeira faculdade de Agronomia do Nordeste. O benefício social para a região é grandioso”, disse o reitor.

Nelson Almeida 
Foto: Internet



Atividades criativas no Brejo são referência para o turismo na Paraíba

Portal de entrada Alagoa Grande PB
Na região, já estão estruturadas mais de 100 atividades com foco na produção associada ao turismo e que atraem visitantes de diversos estados

Bananeiras PB
Gastronomia, artesanato, história, música, arquitetura são alguns dos atrativos do Brejo paraibano que estão originando experiências únicas em vários municípios da região. Mais de 100 atividades criativas associadas ao turismo foram estruturadas pelo Sebrae Paraíba em cerca de dez cidades e estão sendo visitadas e vivenciadas por turistas de diversos Estados. No próximo final de semana, entre sexta-feira (12) e domingo (14), 50 turistas do Rio Grande do Norte irão conhecer quatro desses municípios (Bananeiras, Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova), com seus empreendimentos e atividades criativas.

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, os turistas vão conhecer as atividades inovadoras adotadas nos equipamentos turísticos dessas cidades e que estão agregando diferencial para o turismo da região. “São casos de sucesso nas áreas de agronegócios, cultura, gastronomia, que inovaram na metodologia da produção associada ao turismo, gerando produtos e serviços de qualidade no turismo rural do nosso estado”, disse Regina Amorim.


A diretora comercial da Dandara Tour, agência de turismo de Natal (RN), Rosângela Farias, reforça que a procura pelo destino paraibano vem aumentando nos últimos meses. “Há nesses municípios um trabalho bem feito e estruturado para receber o turista. Os grupos ficam encantados com a acolhida da região e as atividades criativas. Estamos focando este destino e mostrando o que tem de melhor. É um destino, realmente, apaixonante”, destacou Rosângela.


Areia PB/Foto Nelson Almeida
Regina Amorim acrescenta que o Brejo paraibano tem despertado interesse de agências e operadoras de turismo de diversos Estados. Muitos destes contatos são feitos durante a Feira de Turismo Rural (Ruraltur), que teve sua décima edição realizada no início deste mês de setembro, em Campina Grande. “Durante a feira é possível apresentar o que a Paraíba tem a oferecer no turismo rural e como estamos inovando para mostrar produtos diferenciados”, afirmou Regina, lembrando que participaram da última Ruraltur empresas de turismo de diversos Estados do Nordeste, além de Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, dentre outros.

Criatividade e negócios

As atrações no Brejo paraibano são variadas e não há limite para a criatividade. São engenhos que mostram a produção da cachaça e oferecem degustação, a doceira que faz seu produto artesanalmente junto com o cliente, a artesã que ensina seu ofício a quem visita a loja, servindo um café com biscoitos caseiros, artesãos que mostram o trabalham feito com a palha da bananeira, em um piquenique,além de adolescentes tocando violino em uma bela paisagem ao por do sol.


 Regina Amorim acrescenta que o turismo criativo e de experiência, além de agradar ao visitante, vem gerando desenvolvimento para os municípios do interior. “Além de mostrar ao turista a gastronomia, o artesanato, as festividades e a cultura do povo, o turismo rural é uma grande oportunidade de desenvolvimento para os empreendedores dessas cidades. O Sebrae aposta neste segmento como mais um incremento do setor turístico do Estado”, disse.

O Sebrae começou a atuar com o turismo rural de experiência em 2012, estruturando atividades criativas nas cidades de Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões e Alagoa Nova. Até o final deste ano de 2014, serão formatadas novas ofertas turísticas nos municípios de Boqueirão, Cabaceiras e Ingá, totalizando 150 atividades criativas de vivências e experiências.

Ascom:
Imagens: Internet

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Editora Atlas lança livro Diretos Humanos e Fundamentais em Perspectiva

Professor Areense Moaci Carneiro
Acaba de sair o livro "Diretos Humanos e Fundamentais em Perspectiva", pela Editora Atlas São Paulo, com a coautoria do Professor paraibano Moaci Alves Carneiro.

 Sob sua responsabilidade ficou a parte referente ao campo do direito educacional e da legislação do ensino. Estes temas são da especialidade do mestre paraibano.


O novo texto tem recebido referências elogiosas da crítica especializada. Destina-se ao uso nas disciplinas Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito. É ainda leitura complementar para as disciplinas Introdução ao Estudo do Direito, Teoria do Estado, Ciência Política, Filosofia do Direito e História do Direito.

clickpb.com.br