quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ELAVIO 2014



ELAVIO é um evento voltado a jovens investigadores (a níveis de doutorado e mestrado) organizado pela ALIO (Assosiação Latino-Iberoamericana de Pesquisa Opera-cional). Em 2014, ocorrerá a XVIII edição da ELAVIO, de 17 a 21 de fevereiro na cidade de Areia, Paraíba, Brasil. Areia é uma cidade de clima agradável e acolhedora localizada nas zona serrana do estado da Paraíba. Espera-se para esta edição, cerca de 60 estudantes e pesquisadores que participarão de apresentações, debates, tutoriais e palestras com profissionais de reconhecido prestígio internacional.

Os três principais objetivos da ELAVIO são:

 Apresentar os princípios fundamentais e científicos da Pesquisa Operacional em desenvolvimento na 

América Latina aos estudantes participantes e pesquisadores convidados

Motivar pesquisadores da região onde o evento ocorre a desenvolverem pesquisa na área de Pesquisa Operacional

Promover uma oportunidade de discussão e troca científica e tecnológica entre os estudantes e pesquisadores de diferentes instituições e países, com o objetivo que estes estabeleçam cooperação duradoura após o evento.

Site/elavio 2014



HISTÓRIA DO ELAVIO

A Escola Latinoamericana de Verão em Pesquisa Operacional (ELAVIO -- Escuela Latinoamericana de Verano en Investigación Operativa) é organizada pela Sociedade Latinoamericana de Pesquisa Operacional (ALIO -- Asociación Latino-Iberoamericana de Investigación Operativa). A primeira escola foi realizado em Punta de Tralca, Chile (1994). As edições seguintes foram realizadas em Mendes, Brasil (1995); Bariloche, Argentina (1996); Montevidéu, Uruguai (1997); Viña del Mar, Chile (1998); Mendes, Brasil (1999); Havana, Cuba (2000); Viña del Mar, Chile (2001); Cordoba, Argentina (2003); Montevidéu, Uruguai (2005); Villa del Leyva, na Colômbia; Itaipava, Brasil (2007); Chosica, Peru (2008); Culiacan, México (2009), Pacoti, Brasil (2010), Rio Grande do Sul, Brasil (2012) e Valencia, Estanha (2013).

As Escolas ELAVIO tem como objetivo apoiar e incentivar a colaboração de pesquisas entre os alunos de pós-graduação. Os ELAVIOs também promovem a participação dos jovens acadêmicos e estudantes de graduação.

Os participantes também terão a oportunidade de apresentar e discutir suas próprias pesquisas. Em cada ELAVIO, um clima agradável de companheirismo entre os participantes é naturalmente alcançado, bem como parcerias entre os membros de grupos de pesquisa de diferentes países. Cada Escola ELAVIO sedia de 4 a 5 pequenos cursos, apresentados para cerca de 50 a 80 jovens pesquisadores latino-americanos, mestrandos e doutorandos. Os cursos e tutoriais são dados por acadêmicos e pesquisadores seniors da indústria amplamente conhecidos na comunidade de Pesquisa Operacional.


PROGRAMA

       
Além de proporcionar o encontro de pesquisadores das áreas do evento, a ELAVIO 2014 proporcionará uma rica variedade de     atividades, tais como:

    Sessões técnicas, com apresentação de trabalhos de alunos de pós-graduação;

    Palestras, tutoriais e mini-cursos, proferidos por especialistas brasileiros e estrangeiros, versando sobre temas de pesquisa avançados;

    Reuniões de trabalho, propiciando discussões sobre projetos em andamento, editais, próxima edições do evento, entre outras atividades.

Site/elavio 2014






CONSERVAÇÃO DA MATA DO PAU-FERRO É DISCUTIDA EM AREIA


Imagem: Internet

Ações que visam a preservação e conservação do Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, na cidade de Areia, Brejo paraibano, estão sendo discutidas nestas terça-feira (18) e quinta-feira (20) por cerca de 30 pesquisadores de várias instituições. A oficina desta terça-feira é sobre Biodiversidade e Recursos Naturais. Na quinta-feira, o tema em debate será Oficina Técnica Socioambiental. Os dois eventos acontecem no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Areia, no horário das 8h às 18h.

Nos dois dias de trabalho, serão apresentadas as metodologias dos respectivos planos e discutidos o diagnóstico e a elaboração dos planos de ação de preservação e conservação da mata. O Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, criado em 2005, é formado por um fragmento de 607 hectares, representado por um tipo específico de Mata Atlântica: a floresta dos brejos de altitude.

O parque presta importante serviço ambiental ao preservar as nascentes de rios afluentes da bacia do rio Mamanguape – importante fonte de abastecimento de água para as atividades agropecuárias existentes em seu percurso – e a barragem Vaca Brava, que abastece parte da região do brejo paraibano.

“A Mata do Pau-Ferro possui espécies de plantas endêmicas, ou seja, que só ocorrem naquela localidade, como a Erythroxylum pauferrense. Além disso, abriga uma significativa diversidade de aves, sendo considerada pela Bird Life Internacional e pela SAVE Brasil – renomadas instituições focadas na conservação das aves – como uma IBA (Área Importante para a Conservação das Aves)”, destaca a turismóloga e coordenadora do Plano de Manejo do Parque Estadual Mata do Pau-Ferro, Heloísa Santos.

A cidade de Areia, localizado no Brejo paraibano, é muito conhecida por suas riquezas culturais. O conjunto urbanístico da cidade é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Iphan), abrigando conjuntos arquitetônicos importantes, como o primeiro teatro da Paraíba, o Minerva, além da história de filhos ilustres, a exemplo do pintor Pedro Américo e do escritor, professor e político José Américo de Almeida.

Além de pesquisadores da UFPB e da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), na quinta-feira também participam da oficina equipes do Iphan e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep).

Portalmidia.net





CHUVA PROVOCA ALAGAMENTO EM ALOJAMENTO DA UFPB EM AREIA-PB



Estudantes do campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), situado na cidade de Areia, Brejo do Estado, reclamam das condições do alojamento feminino da unidade. Sempre que chove, os quartos são atingidos pela água.

Construído há menos de dois anos, o alojamento para estudantes do sexo feminino da UFPB, vem apresentando problemas estruturais. Com as chuvas caídas recentemente, alguns quartos ficaram alagados. Em uma foto postada numa rede social nessa segunda-feira (17) é possível observar a água caindo sobre os móveis. Em outra imagem a água escorre de interruptores.

De acordo com uma estudante, esta é a terceira vez que o problema acontece. “Nós estamos indignadas por que não é a primeira vez que passamos por esse transtorno. Nas vezes anteriores, foi bem menor, mas agora o meu quarto ficou alagado”, desabafou.

Ainda conforme a estudante, os responsáveis pela unidade disseram que vão tomar providências nesta terça. O problema, segundo eles, teria partido de uma falha no posicionamento de árvores que ficam próximo ao alojamento

“A água está escorrendo pelas tomadas de energia elétrica. Maior parte das meninas teve que ir para a quadra, com medo de sofrer um choque elétrico”, explicou.

“Dessa vez a água invadiu o quarto e nossos móveis foram atingidos. O guarda-roupa está lá e não podemos nem deslocar para outro local, por que até o corredor está cheio de água”, relatou a estudante.

O alojamento possui 25 quartos, com um banheiro cada. Cada quarto tem capacidade para quatro estudantes. Móveis e eletrodomésticos foram atingidos pelas águas. Uma equipe para realizar a limpeza do local será enviada nesta terça-feira (18). Na noite desta segunda (17), as estudantes terão que dormir no salão nobre do Prédio central.


Tambau 247