terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CAMINHÃO DERRUBA POSTE E FERE MULHER EM AREIA

Imagens fortes em Areia: caminhão que levava retroescavadeira derruba postes e fere mulher  



A cidade de Areia, no Brejo paraibano foi palco de um acidente que assustou os moradores na tarde desta terça-feira (28). Por volta das 14 horas, um caminhão carreta de placa: PEG 3888 de Olinda, Pernambuco que transportava uma retroescavadeira, com destino a um condomínio fechado na zona rural do município engalhou na fiação elétrica e acabou arrancando três postes na Rua Pedro Américo, próximo a Igreja Matriz..


O motorista que não se identificou disse ao PB Agora que não teve culpa do acidente. Ele revelou que seguia com destino ao Condomínio Serra de Areia, quando trafegava pela Rua Pedro Américo e um ferro da retroescavadeira engalhou na fiação de alta tensão e que arrancou três postes. Parte da cidade está sem energia elétrica.

Ele disse ainda que por não ter visto a parte ‘engalhada’, acabou seguindo viagem e só parou porque foi chamado à atenção por populares.

Durante a colisão da carreta com a fiação, um dos postes acabou atingindo uma mulher que passava pelo local e teve que ser socorrida pelo Samu com alguns ferimentos leves.


O transito foi monitorado por funcionários da prefeitura, enquanto a via com os postes estava interditada.  

Na manhã de hoje, no Rio de Janeiro, um acidente com um caminhão, em maiores proporções também ganhou o noticiário brasileiro. O caminhão colidiu e acabou derrubando uma passarela, deixando quatro pessoas mortas e cinco feridos, além de danos materiais para alguns motoristas que também foram atingidos pela queda da passarela.

Vanessa de Melo com informações e fotos de Márcia Dias

PB Agora








sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

GOVERNO DO ESTADO DIVULGA DATAS DO FESTIVAL DE ARTES DE AREIA E CAMINHOS DO FRIO



O Festival de Artes de Areia e a Rota cultural Caminhos do Frio já tem suas datas definidas. As decisões foram tomadas durante a primeira reunião do ano do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, que conta com a participação da Secretaria de Estado da Cultura do Governo da Paraíba. A instância reúne sete municípios para elaboração de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento turístico e cultural da região e agendou para o dia 14 de julho o início das atividades do Festival.

Para este ano, o XV Festival de Artes de Areia permanece integrado a Rota Cultural Caminhos do Frio. Areia será a primeira cidade a receber o evento, com o Festival sendo realizado entre os dias 14 e 20 de julho. E, em seguida, acontece as cidades de Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova e Alagoa Grande, seguindo até o dia 31 de agosto.

Além dos importantes eventos que estimulam a produção cultural e o turismo no Brejo paraibano, a reunião celebrou também a adesão do município de Solânea, que passa a ser a sétima cidade a compor o Fórum.

Estiveram presentes o Secretário de Estado da Cultura, Chico César, a Secretária Executiva, Amazile Vieira, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e os prefeitos dos municípios que hoje compõem o Fórum, sendo eles o prefeito de Alagoa Grande, Hildon Regis Navarro Filho, o prefeito de Alagoa Nova, Kleber Moraes, o prefeito de Areia, Paulo Gomes, o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena Moura de Medeiros, e a Secretária de Cultura, Miriam Trindade, a prefeita de Pilões, Adriana Aparecida Souza de Andrade, o prefeito de Serraria, Severino Ferreira da Silva, o prefeito de Solânea, Sebastião Alberto Cândido da Cruz, e a presidente do Fórum, Fernanda Melo.

A Rota Cultural Caminhos do Frio é um evento expressivo para o Brejo paraibano, divulgando a região e concentrando um forte fluxo turístico, gerando renda e ampliando o acesso à cultura. Com caráter histórico, o Festival de Artes de Areia chegará a sua décima quinta edição, tendo sido retomado em 2011, depois de anos de descontinuidade. Os dois eventos descentralizam o alcance das ações promovidas pela Secult-PB em parceria com as gestões municipais, além de fortalecer a cultura na região a partir de uma programação multicultural, envolvendo diversas linguagens artísticas, oficinas e palestras, mostras, shows e espetáculos.

Confira as datas previstas para a Rota Cultura Caminhos do Frio e o XV Festival de Artes de Areia:

14 a 20 de julho – Areia

21 a 27 de julho – Pilões

28 de julho a 3 de agosto – Solânea

4 a 10 de agosto – Serraria

11 a 17 de agosto – Bananeiras

18 a 24 de agosto – Alagoa Nova

25 a 31 de agosto – Alagoa Grande  

Barragem de Vaca Brava está com apenas 19,4% de sua capacidade; e entra na lista de Reservatórios em Observação.

barragem
Dados da AESA

A barragem de Vaca Brava, que abastece as cidades de Esperança, Remígio e os distritos de Cepilho, Lagoa do Mato e São Miguel, tem capacidade para (m³): 3.783.556 de metros cúbicos, porém, em virtude da estiagem que vem ocorrendo naquela região, disponibiliza, no momento, apenas de menos de 20% ou seja 19,4% de sua capacidade e está apenas com (m³): 734.900, segundo dados do site da AESA Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, o qual começa a ser insuficientes para atender satisfatoriamente a população.

Assim, provalvelmente considerando essa realidade, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, será obrigada a atender essas localidades em regime de racionamento, distribuindo água de maneira justa e equilibrada.
Dados da AESA


Fonte: Dados da AESA

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Longa “O resgate do pavão misterioso” será filmado de 14 a 17/01 em Areia/PB

A cidade de Areia está servindo de cenário para o longa metragem “O resgate do pavão misterioso”.  A equipe ficará três dias na cidade, de 14 a 17 de janeiro, para filmar algumas cenas no histórico município paraibano.
O longa metragem “O Resgate do Pavão Misterioso”, é mais um trabalho do diretor Sílvio Toledo, que já atuou em várias produções com temáticas para toda família, e entre seus filmes estão “O Lobisomem da Paraíba” e “Flor”.
“O Resgate do Pavão Misterioso” é inspirado no famoso cordel que foi escrito na década de 20, pelo paraibano José Camelo de Melo Rezende, e foi o folheto mais vendido em todos os tempos. O longa está sendo financiado pelo Fundo de Incentivo a Cultura – Augusto dos Anjos.
Essa não é a primeira vez que o histórico município de Areia é cenário de grandes filmes. Em 2004 a cidade também foi cenário do longa ‘Por 30 dinheiros’, da diretora Vania Perazzo Barbosa.
José Camelo de Melo Resende nasceu em 20 de abril de 1885, em Pilõezinhos, na época distrito de Guarabira (PB). Vai à escola e, jovem, parece aspirar a grandes vôos, mas as precárias condições de seu meio frustram seus sonhos, fazendo-o simples marceneiro e carpinteiro.
A poesia torna-se, então, válvula de escape para sua inteligência e extraordinária imaginação. Começa a escrever folhetos no início dos anos 1920, versejando numa língua perfeita, com precisão da métrica e da rima que o distingue da maioria dos poetas populares.

Ao mesmo tempo, faz-se cantador, compensando seu pouco talento para improvisar com uma astúcia: decora romances que ele mesmo compõe, criando tramas ou adaptando-as das histórias que correm de boca em boca.
Da redação com Ascom

CULTURA: livro escrito por ilustre areiense integra coleção “Primavera dos Clássicos”





A Fundação Casa de José Américo foi comunicada que o livro "A Bagaceira", de autoria do escritor areiense Ministro José Américo de Almeida, integra a coleção "Primavera dos Clássicos", que reúne mais de 50 autores nacionais, entre os quais Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Dias Gomes, Paulo Freire, Antonio Callado e Machado de Assis.

A coleção divide os autores em duas partes, sendo a primeira delas intitulada "Na história", com aqueles já falecidos. A segunda se intitula "Na estrada", com autores vivos a exemplo de Lya Luft, Ariano Suassuna, Rubem Alves, Nélida Piñon, Marina Colasanti e Marco Lucchesi.

A "Primavera dos Clássicos" tem por objetivo resgatar importantes autores que compõem o acervo do Grupo Editorial Record e desempenham papel relevante na literatura brasileira, conforme apresentação da Pedagoga e Mestre em Educação Anna Rennhack que, em outro ponto destaca "a importância do retorno da leitura dos autores nacionais à escola de ensino médio, permitindo contato dos alunos com textos de variados estilos, gêneros e abordagens".

O exemplar do Catálogo "Primavera dos Clássicos" foi encaminhado a Fundação Casa de José Américo pela gerente Editorial Maria Amélia Mello, do Grupo Editorial Record/ José Olympio Editora, do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

BREJO PARAIBANO REGISTRA TEMPERATURAS ABAIXO DOS 20º C EM PLENO VERÃO

Moradores de cidades localizadas em regiões altas do Brejo paraibano desfrutam de temperaturas amenas durante o verão. Mesmo nesta época do ano, em municípios como Areia, Solânea e Bananeiras, os termômetro chegam a marcar temperaturas abaixo dos 20 °C, segundo o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

A previsão para as próximas 24 horas é de que a máxima não ultrapasse os 28 °C, enquanto a mínima pode chegar aos 19°C no clima frio e úmido da região serrana. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, dependendo do local onde a pessoa esteja, a sensação térmica pode ser de até 16°C.

“As temperaturas mais baixas são registradas durante a madrugada. Neste período, se um indivíduo estiver em campo aberto, fatores como umidade, densidade e velocidade do vento provocam uma sensação térmica de até 3ºC abaixo da registrado pelos termômetros”, destacou.

Para as demais regiões, a previsão para as próximas 24 horas é de tempo oscilando entre parcialmente nublado e nublado, com poucos registros de chuvas. Confira na tabela:



Região
Análise
Temperaturas
Céu com nebulosidade variável e ocorrência de chuvas isoladas.
Max.: 30°C Min.: 24°C
Brejo
Nebulosidade variável e ocorrência de chuvas isoladas.
Max.: 28°C Min.: 19°C
Agreste
Nebulosidade variável ocorrência de chuvas isoladas.
Max.: 30°C Min.:20°C
Cariri/Curimataú
Céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas isoladas.
Max.: 33°C Min.: 20°C
Sertão
Céu oscilando entre parcialmente nublado a nublado com ocorrência de chuvas isoladas.
Max.: 36°C Min.: 22°C
Alto Sertão
Céu oscilando entre parcialmente nublado a nublado com ocorrência de chuvas isoladas.
Max.: 35°C Min.: 21°C


paraíba.com com Assessoria

sábado, 4 de janeiro de 2014

CÉSAR MENOTTI & FABIANO E VINÍCIUS MENDES & SOBRAL CANTAM NA 1º NOITE DO EXTREMO CULTURAL

Imagem Internet
O projeto Extremo Cultural começa na noite deste sábado (4), com os shows de César Menotti & Fabiano e da dupla Vinícius & Sobral. As apresentações estão programadas para começar a partir das 20h, no Busto de Tamandaré. Os shows acontecem nas sextas e sábados de janeiro e no primeiro sábado de fevereiro, sempre no Busto e Tamandaré e no Ponto de Cem Réis. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

César Menotti & Fabiano viveram em Ponte Nova até a adolescência. Eles mudaram para Belo Horizonte onde começaram a ganhar espaço tocando em bares frequentados por universitários. Hoje a dupla coleciona recordes de público e de vendas. O primeiro disco foi lançado em 2004, um ano depois, assinaram contrato com a gravadora Universal Music e lançaram o projeto "Palavras de Amor", que saiu em CD e DVD. Gravado em Belo Horizonte, o trabalho apresenta sucessos da carreira como "Caso Marcado" e "Leilão", além de releituras de compositores e duplas de diferentes épocas que influenciaram a dupla.

A projeção veio em 2005, o CD "Palavras de amor" (ao vivo) que trouxe hits como "Leilão", "Anjo", "Palavras de amor". Em 2006, o sucesso da dupla continuou ascendente. Foram mais de 180 shows em diversos estados, vários programas de televisão e músicas entre as mais tocadas das rádios de todo País. A faixa "Leilão", por exemplo, alcançou o topo das paradas e se tornou um dos hits do ano. Em 2009 a dupla recebeu o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Romântica com o CD "Com você". A popularidade da dupla rendeu outros prêmios, indicações e shows no exterior. Do começo da carreira até hoje já venderam quase 1 milhão de cópias.

Vinicius Mendes & Sobral - Formada em 2012 a dupla Vinicius Mendes & Sobral segue levando um som sertanejo diferenciado. Com influências diversificas, as composições da dupla adquiriram uma performance original.


Projeto - Com uma extensa programação, o 'Extremo Cultural' se consolidou como um dos pontos mais importantes no calendário cultural da Capital. A proposta do projeto, que tem como um de seus diferenciais a diversidade cultural, é trazer aos palcos montados no Ponto de Cem Réis e Busto de Tamandaré atrações musicais locais e de renome nacional. O evento, que acontece de 4 de janeiro a 1º de fevereiro e deve atrair milhares de pessoas, leva aos palcos música para todos os gostos e estilos, como samba, rock, sertanejo e MPB.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

UNIDADES DO CIRETRANS DE ARARUNA, AREIA E SOLÂNEA RECEBERAM MELHORIAS NA ESTRUTURA FÍSICA

5º Ciretran Areia
O Governo do Estado vai investir R$ 824.783,45 na reforma e ampliação de 18 Ciretrans e dois postos de trânsito em todo o Estado. A homologação das cartas convite das empresas que venceram as licitações foi publicada no Diário Oficial do dia 28 de dezembro de 2013.
Segundo o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, Rodrigo Carvalho, as obras foram planejadas após um levantamento feito pela assessoria de planos integrados do Detran durante visitas e inspeções em todas as unidades do órgão espalhadas pelo interior do Estado. Ao todo, são 26 Ciretrans e 28 postos de trânsito e foi dada prioridade às unidades com maiores problemas de infraestrutura.
“A intenção do Governo do Estado é dotar todas as unidades do Detran com a mesma estrutura encontrada na sede do órgão em João Pessoa, levando mais conforto e segurança para servidores e usuários”, disse Rodrigo Carvalho.
Nesta etapa, serão executadas obras de reforma e manutenção nas Ciretrans de Sousa (12ª), Cajazeiras (6ª), Conceição (21ª), Cabaceiras (18ª), Monteiro (7ª), Princesa Isabel (16ª), Itaporanga (10ª), Mamanguape (15ª), Araruna (25ª), Areia (5ª), Esperança (20ª), Ingá (19ª), Solânea (14ª), Itabaiana (3ª), Cuité (11ª), Picuí (26ª), Piancó (17ª) e Santa Luzia (23ª). Também serão reformados os postos de trânsito das cidades de São João do Cariri e Araçagi. No atual governo, já foram reformados 18 postos de trânsito.
Guarabira - A construção da sede da 2ª Ciretran, em Guarabira, orçada em R$ 1.913.174, 63 e autorizada pelo governador Ricardo Coutinho durante visita à cidade no dia 26 de novembro de 2013, já foi iniciada.
A Ciretran de Guarabira abrange as cidades de Logradouro, Caiçara, Serra da Raiz, Duas Estradas, Sertãozinho, Pirpirituba, Pilõezinho, Pilões, Cuitegi, Alagoinha e Mulungu e registra uma frota de 33.694 veículos. Temporariamente, está funcionando no Parque de Exposições Diógenes de Aquino, na PB-075, Bairro Industrial, já que a antiga sede, na Avenida Feliciano Batista de Amorim, foi demolida.
Patos - Em 2011, primeiro ano da gestão, o Governo do Estado investiu quase meio milhão de reais na construção da sede da 4ª Ciretran, em Patos. A nova sede foi entregue pelo governador Ricardo Coutinho e pelo superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, no aniversário de 108 anos da cidade, em 24 de outubro, quando foram anunciados outros benefícios para o município. A Ciretran, que desde 2007 funcionava em uma casa alugada, ganhou sede própria na Rua Janúncio Nóbrega, no Bairro da Liberdade.
Foram realizados serviços na cobertura do antigo prédio; revitalização de novas instalações elétricas, hidrossanitárias, telefonia e rede lógica; pintura externa e interna; substituição de portas e janelas; e recuperação da plataforma de inspeção veicular. A Ciretran de Patos também passou a contar com pista para a realização das provas práticas de direção veicular.
Além de Patos, a 4ª Ciretran abrange os municípios de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Quixaba, Passagem, Salgadinho, Santa Terezinha, São José do Bonfim e São José de Espinharas.
Nesta Ciretran, está registrada uma frota de 42.405 veículos. Em relação ao volume de atendimento, é a terceira do Estado, perdendo apenas para a sede do Detran em João Pessoa e a 1ª Ciretran, situada em Campina Grande.
Agilidade dos serviços Além de dotar as sedes de melhor infraestrutura, o Detran vem adotando medidas administrativas para agilizar a prestação de serviços e reduzir o tempo de atendimento. Uma das últimas medidas foi a implantação da entrega domiciliar da permissão para dirigir e da primeira carteira nacional de habilitação. Desde o dia 16 de dezembro de 2013, os usuários podem receber estes documentos em casa e não precisam voltar ao Detran.
De acordo com contrato firmado entre o Detran e a Empresa de Correios e Telégrafos, os documentos emitidos são recolhidos diariamente e entregues em um prazo de 72 horas para usuários das cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, localidades onde a empresa Interprint, responsável pela emissão das CNHs, mantém sedes gráficas. Nos demais municípios, o prazo para e entrega dos documentos será de 96 horas.
Secom-PB