sexta-feira, 28 de junho de 2013

GRUPAMENTO DE BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE AREIA OFERECE CURSO PROFISSIONALIZANTE


O Grupamento de Bombeiros Voluntários de Areia, esta oferecendo um curso profissionalizante de corte de confecção industrial, modelagem básica e operação de maquinas de costura industrial, denominado de costureiro eclético, sendo três modalidades dentro do mesmo curso, Operação em Maquina Reta e Overloque Industrial; Modelista de Roupas e Cortador de Confecção Industrial.

O curso teve inicio no ultimo dia 17, terá uma duração de 3 meses, e esta acontecendo na sede do Grupamento Voluntario de Areia, na Rua Padre Chacon, no horário de segunda a sexta feira, das 08h as 10h, das 14h as 16h e das 19h as 21h, totalizando 120 horas aula, representando um investimento de R$ 300, por cada aluno participante.

Para a realização do curso profissionalizante de costureiro eclético, o Grupamento de Bombeiros Voluntários de Areia, com o apoio de alguns colaboradores adquiriu na cidade de Toritama PE as maquinas industriais necessárias para a realização do curso e fundação da cooperativa.

A intenção dos organizadores em oferecer esse curso é proporcionar aos interesados  a oportunidade de realizar um curso profissionalizante que possa representar a independência financeira dos participantes. O objetivo é que no final do curso, aqueles alunos que se destacarem venha fazer parte  da cooperativa que será criada, visando garantir um emprego e renda para essas pessoas, representando uma melhoria na qualidade de vida de todos.    

 
        

VEICULOS DA CIDADE DE AREIA COLIDEM DE FRETE NA BR 104



Dois veículos da cidade de Areia, uma caminhonete D20 e um FIAT Uno, colidiram de frente na BR que liga a cidade Remígio a Campina Grande, o acidente aconteceu mais precisamente no trecho em que liga as cidades de Esperança a São Sebastião de Lagoa de Roça.

No acidente, 3 pessoas ficaram feridas, o motorista do FIAT Uno ficou preso nas ferragens, todos as vitimas foram levadas para o Hospital de Trauma de Campina Grande

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Governo anuncia propostas selecionadas para o Festival de Artes de Areia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, anunciou nesta sexta-feira (21) o resultado das atrações selecionadas para composição da programação do 14º Festival de Artes de Areia. O evento será realizada entre 29 de julho e 4 de agosto na cidade de Areia, no Brejo paraibano, recebendo uma variedade de atrações, entre locais e nacionais. Ao todo, serão 110 atividades, divididas em oito linguagens artísticas.

Comporão a programação apresentações, shows, espetáculos, mostras, cortejos, vernissages, mesas redondas e oficinas. Foram contempladas propostas nas áreas de artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro.

Os proponentes terão agora a data máxima de seis dias úteis a partir da publicação no Diário Oficial do Estado para o recebimento dos documentos necessários a contratação, no prazo de 25 junho a 2 de julho de 2013 para sua chegada. A listagem completa dos documentos pode ser encontrada no site http://www.paraiba.pb.gov.br/cultura/festivaldeareia, bem como os anexos indicados. As propostas culturais cujos documentos não forem recebidos até a data anunciada serão substituídas pelas dos seus respectivos suplentes.

A documentação pode ser entregue pessoalmente ou enviada como encomenda normal ou Sedex, com Aviso de Recebimento (AR). Os documentos entregues pessoalmente devem ser protocolados na sede da Fundação Casa de José Américo, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no endereço abaixo mencionado. O endereçamento da correspondência deve conter as seguintes informações:

Destinatário:

Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba - SEC/PB
14º Festival de Artes de Areia
Av. Cabo Branco, 3336 - Cabo Branco, João Pessoa/PB
CEP: 58.045-010

Remetente:

Nome do Proponente

Documentação da Proposta Selecionada de (Linguagem de acordo com o item 6 do edital)
Endereço do Proponente

Universo feminino - A 14ª edição do festival terá como tema "Paraíba Feminina de Cultura", dando ênfase ao protagonismo feminino na sociedade e nas artes. O secretário de Estado da Cultura, Chico César, explicou: "Nós fomos provocados pela ministra Eleonora Menecucci a discutir, no contexto cultural, o papel da presença feminina na sociedade. E isso possibilitou uma importante parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República".

E acrescentou: "Vivemos em um Estado onde as mulheres têm uma produção imensa e muito forte em várias áreas, são muitas as que se destacam. Por isso há trabalhos que precisam ser homenageados, como o trabalho de Lourdes Ramalho, veterena, uma mestra, e convidamos algumas mestras para que seus trabalhos tenham destaque e até sirva de referência para esses novos que inscrevem seus trabalhos no edital".

O Festival - O 14º Festival de Artes de Areia é uma promoção do Governo do Estado da Paraíba e acontece entre os dias 29 de julho e 4 de agosto na cidade de Areia. O Festival de importância histórica começou em 1976. Desde o início, a ideia era de promover um espaço de discussões sobre arte e política, proposta que recebeu apoio de diversos políticos e intelectuais brasileiros.




Pela 1ª vez: potencial turístico de Areia será apresentado na edição do Rota 101

A cultura, a história, a gastronomia, o clima e o potencial turístico do município de Areia, cidade localizada na região do brejo, há 120 km de João Pessoa, Capital da Paraíba, será apresentado pela prefeitura municipal da cidade, através da Secretaria de Turismo e Eventos, na próxima edição do Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. 
O evento será realizado em Natal, Capital do Rio Grande do Norte, de 04 a 06 de julho deste ano e contará com as presenças já confirmadas do prefeito Paulo Gomes e também do titular da pasta de Turismo em Areia, Adriano Nunes.

Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas são os estados nordestinos que farão parte do Salão de Turismo Rota 101 Nordeste este ano. A ideia é que o encontro seja um meio de integração regional, o primeiro do gênero no país. O ministério do Turismo já reconheceu a ação.

Segundo o secretário de Turismo de Areia, Adriano Nunes, o evento envolve os quatro estados beneficiado pela duplicação da BR 101 (RN, PB, PE e AL) e este ano contemplará também as cidades que ficam em um raio de até 130 km da rodovia, o que acabou contemplando o município de Areia e outras cidades vizinhas do brejo paraibano.

Ao todo, 128 estandes, comercializados junto à rede hoteleira, operadoras, empresas aéreas, locadoras de ônibus e automóveis, além de empresas de passeios, de shows e de eventos, estarão presentes para promover interações entre os estados. Haverá, ainda, espaços gastronômico, cultural e de artesanato, para entreter o público.
A prefeitura de Areia participará do evento apresentando as belezas, a cultura e o potencial turístico da cidade, com banners e informativos para o público que for prestigiar o evento.

"Areia tem interesse em mostrar o seu potencial e aproveitaremos a oportunidade para aprender algo novo com os Estados vizinhos, como também contribuir com a nossa cultura e a nossa experiência", destacou Nunes.

O primeiro Salão de Turismo Rota 101 Nordeste se dará anualmente, com sede itinerante, iniciando no Rio Grande do Norte e passando por todos os estados envolvidos, consolidando-se assim como um evento de eixo turístico, e não apenas de um estado.

O roteiro turístico a ser divulgado e promovido no Salão visa alavancar o turismo local, contribuindo diretamente para o enriquecimento da cadeia produtiva do setor, para as facilidades das rotas, seja via aérea ou terrestre, construção de calendários irmanados, de forma a interferir positiva e diretamente no segmento turístico dos quatro estados.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Resultado das propostas do Festival de Areia vai ser divulgado na sexta-feira

Devido ao grande número de propostas culturais inscritas, a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba informa que o resultado das propostas de atração artística para composição da programação do 14º Festival de Artes de Areia vai ser divulgado no dia 21 de junho, a partir de anúncio oficial à imprensa e através dos meios de comunicação do Governo do Estado.

Este ano, o Festival chega a sua décima quarta edição com o tema “Paraíba Feminina de Cultura”, propondo um debate sobre o universo feminino nas artes contemporâneas, através de suas estéticas, éticas e ações protagonistas. O Festival será realizado entre 29 de julho e 4 de agosto, na cidade de Areia, Brejo paraibano.

Foram recebidas mais de 160 propostas culturais distribuídas em 8 linguagens artísticas. Comporão a programação mais de 100 atividades entre apresentações, shows, espetáculos, mostras, cortejos, vernissages, mesas redondas e oficinas.

paraiba.pb.gov.br

terça-feira, 18 de junho de 2013

Multibank de Areia é assaltado

INSEGURANÇA: correspondente bancário de Areia é assaltado e polícia faz buscas no Brejo

O correspondente bancário Multibank, localizado no município de Areia, brejo paraibano, foi alvo da ação de bandidos, na manhã desta terça-feira (18) e provocou pânico na população local.

O assalto aconteceu por volta das 10h30. Uma dupla armada teria rendido os caixas, levado uma quantia em dinheiro e fugido em seguida em uma moto, tomando destino ignorado. A polícia foi acionada e realiza buscas na tentativa de prender os criminosos.

Ninguém ficou ferido. Recentemente a agencia dos Correios do município também foi assaltada, no entanto, a polícia não conseguiu frustrar a ação porque estava com o pneu da única viatura da cidade furado.

O efetivo policial do município também restrito. Após o assalto, o Multibank decidiu encerrar o expediente de hoje.


Márcia Dias

PB Agora

terça-feira, 11 de junho de 2013

Prefeitura de Areia é contemplada pelo Governo Federal com retroescavadeira e motoniveladora


A prefeitura Municipal de Areia, no brejo paraibano, foi contemplada, nesta terça-feira (11/06), pelo Governo Federal, através da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba – DFDA/PB com uma máquina Retroescavadeira e uma Motoniveladora.

O prefeito Paulo Gomes (PRB) participou da solenidade de entrega, que aconteceu no auditório do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados, em João Pessoa e comemorou a iniciativa, ao lado de vários outros gestores do Estado que também foram contemplados com a ação do Governo Federal.

Segundo o gestor, as máquinas, além de beneficiar a população, que enfrenta a lama em períodos chuvosos, também irá aliviar os cofres públicos que não mais necessitarão gastar com aluguel desses transportes sempre que fossem necessários.

“Essas máquinas vieram em boa hora e com certeza terão uma boa aplicação no nosso município, principalmente nesse período de chuvas em que as estradas ficam intransitáveis, sem elas, nós teríamos que viabilizar recursos para alugá-las sempre que fosse necessária, agora com essa doação do Ministério do 

Desenvolvimento Agrário a viabilidade dentro de Areia vai ficar bem melhor”, comemorou.
A iniciativa do Governo Federal faz parte da terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Lançamento do Site da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Areia/PB

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Areia-PB, tendo como Pároco, o Pe. Paulo José, lançou oficialmente o site da paróquia, no dia 11 de janeiro de 2013. 

 O projeto tem como objetivo colocar a Paróquia em sintonia com a modernidade, proporcionada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação, objetivando estreitar o relacionamento entre a paróquia e a comunidade.

A ferramenta tem o intuito de facilitar o acesso dos paroquianos as principais informações e eventos. Além disso, tem em seu conteúdo a história da paróquia, horários de encontros e reuniões dos movimentos e pastorais, espaço para notícias, artigos e destaques principais da paróquia e da Igreja Católica em geral.

Convidamos a todos a navegarem em nosso site e a se juntarem conosco nesta nova conquista que é esse importante meio de comunicação.
Parabéns a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

HOMEM ACUSADO DE MATAR O MENINO LUCAS EM LAGOA DE ROÇA CONFESSA QUE MATOU UMA MULHER AFOGADA. CRIME TERIA OCORRIDO NO MUNICÍPIO DE AREIA

(Júnior Silvino: confessou mais um homicídio)

José Júnior Silvino Santos, 27 anos, o amante de Maria da Conceição Ferreira, conhecida como “Luciana”, confessou que matou no ano de 2011 uma mulher conhecida com “Ourinho” no município de Areia, brejo paraibano.
A revelação foi feita em depoimento ao Delegado Júlio Ferreira que responde pelas delegacias de São Sebastião de Lagoa de Roça e Lagoa Seca.
Ele confessou que estava participando de uma festa quando Ourinho chegou na companhia de três homens. Um deles disse que “se possuísse uma faca” acabaria a festa. Esta ameaça o deixou enfurecido.
A mulher, segundo, Júnior Silvino, se prontificou em arranjar a arma.

“Ela saiu do local e eu segui. Atravessou uma pista e eu acompanhei. Quando Ourinho chegou perto de uma cacimba eu empurrei a mulher dentro d’água e ela, que estava meio bêbada ficou querendo se levantar. Então eu coloquei um pé nas costas dela (perto do pescoço) e deixei firme até que quando ela parou de se debater.”
Demonstrando frieza, Júnior Silvino afirmou ao Delegado Júlio Ferreira que depois de matar, foi para casa, tomou banho e dormiu.
No dia seguinte se dirigiu à cidade de Picuí para trabalhar e ganhar dinheiro “ajudando a encher um caminhão de pedra”.
A morte de Ourinho foi dada como afogamento.
O policial disse que uma “pessoa” em Areia ligou para a delegacia passando a informação da morte dessa mulher no município ocorrida havia um ano e meio atrás.
 (Júlio Ferreira: "Simplesmente Júnior abriu o jogo)

"Eu perguntei a Júnior sobre essa acusação em Areia já que ele havia confessado a morte de Lucas. Simplesmente ele abriu o jogo”.
O acusado vai ser ouvido pela Polícia Civil em Areia sobre este crime.
(Marcos Paulo Vilela, Delegado Regional: "Estamos investigando
Ele está preso em Campina Grande como o assassino de Lucas Pereira de 11 anos. O corpo do menino foi encontrado segunda-feira (03/06) em uma casa no sítio Manguape de Lagoa de Roça.
A mãe de Lucas, “Luciana Pereira”, mandou o amante matar a criança que o romance entre eles não fosse revelado.
 renatodiniz.com



quinta-feira, 6 de junho de 2013

Campanha é apresentada durante formação do Senac e em audiência pública em Areia



A Campanha de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente “Não finja que não viu”, do Governo do Estado, foi apresentada nesta terça-feira (4), Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão, dentro da Jornada Pedagógica da Educação Profissional do Senac. O evento realizado pelo Senac, no Centro de Turismo e Lazer do Sesc Cabo Branco, em João Pessoa, contou com mais de 100 educadores.
A apresentação da campanha foi feita pela secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, que frisou a importância do professor em sala de aula para o enfrentamento à violência infantil.
A Paraíba une forças para combater a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O educador é um profissional cujo trabalho se dá no âmbito de uma instituição que o coloca no centro de sentimentos tumultuados, que acompanham dramas familiares. Por isso, temos que ter a consciência que devemos denunciar e fazer com que outros também denunciem os casos de violência”, explicou.
A diretora de educação profissional do Senac Paraíba, Vera Lúcia da Silva, ressaltou que, desde o lançamento da campanha, no dia 20 de maio, no Palácio da Redenção, o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Marconi Medeiros, comprometeu-se em ajudar no enfrentamento à violência contra criança e adolescente.
A Jornada Pedagógica tem o objetivo de oportunizar uma reflexão sobre educação, sociedade e cidadania, uma troca de experiência para construção de melhores alternativas para a inclusão. A parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano fortalece a construção dos planos de trabalho no desenvolvimento acadêmico e nos traz a responsabilidade da cidadania”, acrescentou Vera Lúcia.
Para um dos professores, a educadora do curso de Rotinas Administrativas, Jucelene Cardoso, em sala de aula, a temática da campanha foi discutida recentemente pelos alunos. “Em sala de aula, estávamos estudando marketing, e fizemos a observação da campanha ‘Não finja que não viu’, uma forma de justamente discutir a temática e fazer um alerta junto aos alunos sobre a violência infantil. Agora, mais do que nunca, abordarei o assunto nas aulas”, disse.
Audiência pública em Areia – Já no município de Areia, uma audiência pública sobre a violência infantil articulada em parceria com o Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente reuniu juiz, promotor, educadores, diretores de escolas, prefeito da cidade, entre outras pessoas comprometidas com a causa.
Em um momento em que a região está se desenvolvendo turisticamente, é importante saber deste olhar atento das autoridades para a proteção da criança e adolescente”, afirmou a gerente de proteção social especial da Sedh, Carmem Meireles.
Na ocasião, ela apresentou a Campanha, as ações que o Governo do Estado desenvolve de proteção às vítimas, e ressaltou que as pessoas precisam denunciar os casos para que as autoridades possam coibir este tipo de crime.
Agenda – Nesta quarta-feira (5), será realizado um ato público em Remígio, a partir das 9h, na Câmara Municipal da cidade, com a presença de autoridades, organizações, associações, poder judiciário e a população.
Já na segunda-feira (10), em Patos, também haverá audiência pública para o enfrentamento de violações de direitos da criança e do adolescente.
Na terça e quarta-feira (11 e 12), também em Patos, será realizado o Seminário sobre o Trabalho Infantil Doméstico, promovido pela Sedh, e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti), que acontecerá no Centro de Treinamento Santo Antonio.     

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Areia e João Pessoa estão entre os 116 Municípios convidados a participarem do Fórum das Cidades Históricas


Duas cidades da Paraíba estão entre os 116 Municípios convidados a participarem do Fórum das Cidades Históricas do Brasil, agendado para os dias 18 e 19 de junho, em Brasília.

Os municípios de Areia e João Pessoa foram convidados pela a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, aproveitou a reunião do Conselho Político da entidade, na manhã desta terça-feira, 4 de junho, para chamar os gestores destes Municípios para o encontro.

De acordo com apresentação feita durante a reunião, estas cidades estão soltas e desorganizadas porque a entidade que as congrega está inativa. E a CNM vai desenvolver um trabalho de reorganização, junto com as entidades estaduais.

O Fórum objetiva debater temas de interesse comum, elaborar propostas e socializar experiências bem sucedias para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas e turísticas brasileiras. Além disso, prever definir estratégias conjuntas para atuação sinérgica no enfrentamento das dificuldades do setor.
O evento será no Auditório Austregésilo de Athayde, no Templo da LBV– SGAS 915 lotes 75/76, Conjunto H, Asa Sul –, em Brasília (DF), a partir das 8h.

Veja a relação dos Municípios convidados aquiMais informações sobre o Fórum por meio do telefone (61) 2101-6000


Noticiapb Com Agência CNM

terça-feira, 4 de junho de 2013

Campanha de proteção a criança e ao adolescente tem ação em Areia e Remígio


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) apresenta, nesta terça-feira (4), aos municípios de Areia e Remígio, a campanha de proteção integral a criança e ao adolescente “Não finja que não viu” por meio de audiência pública articulada em parceria com o Sistema de Garantia de Direitos. Na ocasião, haverá distribuição de material educativo e adesivagem.

De acordo com dados de 2012 do Disque 100 – número nacional para denúncias de todo tipo de direitos violados – foram registrados 74 casos de algum tipo de violência contra pessoas de até 18 anos de idade nos dois municípios paraibanos: Areia com 46 denúncias e Remígio com 28.

A campanha, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), foi lançada oficialmente no dia 20 de maio pelo governador Ricardo Coutinho durante solenidade no Palácio da Redenção, com a participação de prefeitos, do Sistema de Garantia de Direitos, organizações, secretários de estado, conselheiros tutelares, trade turístico e outros.

A secretária da Sedh, Aparecida Ramos, destaca que a campanha é ancorada em programas e ações do Governo do Estado como o Programa de Proteção a Criança e Adolescente Ameaçado de Morte, que garante segurança para a vítima e a família, em local sigiloso que pode ser até em outro Estado, dependendo da agressão.

Outro programa que está sendo implantado é o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) no módulo do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que propõe a criação de uma rede de informação para registro e tratamento de dados referente aos adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas.

Atualmente, o sistema é gerenciado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e funciona na Bahia e em Pernambuco. Os computadores foram doados pelo Governo do Estado para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) que irão operacionalizar o programa nos próximos meses.
Vai ser lançado na Paraíba o disque denúncia estadual para registros de casos de violência infantil que deve começar a funcionar até o início do próximo semestre. O objetivo é agilizar os encaminhamentos e o atendimento às vítimas.

Adesões – Além de organizações não governamentais, trade turístico, Ministério Público, Tribunal de Justça, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, entre outros órgãos que são parceiros do Governo do Estado nesta campanha, a Sedh mobilizou os conselheiros de assistência social dos 223 municípios paraibanos que também estão empenhados em diminuir os índices de violência infantil.

O sindicato dos taxistas de João Pessoa também aderiu à ação. Os taxistas estão adesivando os veículos com alerta sobre violência infantil e o disque 100 para denúncias.

Caminhos do Frio 2013 terá shows de Lenine, Alceu e Guilherme Arantes

Apesar de estar enfrentando algumas dificuldades operacionais, o presidente do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Vicente Lemos, confirmou em primeira mão três das principais atrações do projeto cultural Caminhos do Frio. Lenine, Guilherme Arantes e Alceu Valença. Os três artistas se apresentarão em Alagoa Grande, Bananeiras e Areia, respectivamente.
O Caminhos do Frio terá início na segunda semana de julho até a última semana de agosto, envolvendo seis cidades da região: Areia, Bananeiras, Serraria, Alagoa Grande, Alagoa Nova e Pilões. Trata-se de uma excelente opção de lazer e cultura.
Fábio Cardoso/Turismo em Foco
Bananeiras Online