quarta-feira, 29 de maio de 2013

Melhores do Turismo 2012 receberão Troféu Waldemar Duarte


-->A solenidade de entrega do Troféu Waldemar Duarte aos Melhores do Turismo 2012, aconteceu no dia 28 de maio, às 19horas,  no Centro de Turismo e Lazer SESC Cabo Branco.

HOMENAGEADOS COM O TROFEÚ WALDEMAR DUARTE

1. Governador Ricardo Coutinho
2. Museu de Arte Popular da UEPB- Campina Grande
3.Grupo Caju
4. Hotel Village- Grupo Village
5. Hotel Fazenda Triunfo
6. Haras Serra Golf
7. Rede Nord de Hotéis
8. Arraiá do Cumpade
9. Fecomércio- SESC, SENAC
10. Museu de Arte Regional (Associação dos Amigos de Areia)


terça-feira, 28 de maio de 2013

ESCOLA CARLOTA BARREIRA COMEMORA BODAS DE RUBI

Professores da Escola Carlota Barreira
No ultimo dia 27 de maio, a Comunidade Escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira comemorou os 45 anos de fundação da Escola. A escola foi fundada em 26 de maio de 1968 pelo Monsenhor Rui Barreira Viera, grande benfeitor da cidade de Areia e  que deu ao educandário nome de Carlota Barreia em homenagem a sua mãe


Para marcar a passagem das Bodas de Rubi da maior escola publica do município de Areia, a Direção, Professores, Alunos e Funcionário prepararam uma vasta programação, que foi preparada especialmente para marcar essa data tão importante para a educação do município de Areia .

As 8:00h foi realizada uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; as 9:00h com a participação da Banda Marcial Mirim Inês Soares da Escola Risco Rabisco foi inaugurada a Biblioteca da Escola, que recebeu o nome da Professora Avany de Medeiros Queiroz, eterna diretora da escola e que dedicou sua vida ao educandário, contribuindo com a educação e formação de muitos cidadãos areienses. Ainda dentro das comemorações uma exposição com fotos e pertences do Monsenhor Rui Barreira Viera e utensílios que contam a historia da fundação e dos 45 anos da escola foram apresentada aos visitantes.

No período da tarde foram oferecidas oficinas culturais a toda comunidade escolar. As 19:00 h na Câmara Municipal “Casa de Manoel da Silva”,foi realizada uma Sessão Solene para homenagear a passagem dos 45 anos da Escola Carlota Barreira, destacando as ações do Monsenhor Rui Barreira Vieira  em prol do município de Areia e a contribuição do Carlota Barreira no desenvolvimento da educação areiense.
1- Prof Bineta 2-Prof Gilberto 3-Ex Prof Neizinha 4- Prof José Ivan

AREIA REALIZA CAMINHADA PELA PAZ


Na tarde da ultima quinta feira 23, a Secretaria Municipal de Serviço Social, com o apoio da prefeitura municipal de Areia, CRAS, CREAS, CMDCA, Conselho Tutelar e com a participação do PETI, PROJOVEM, das Escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, realizaram a Caminhada da Paz.

Acompanhados da Banda Marcial Mirim Inês Soares e munidos de cartazes e faixas os participantes da caminhada chamaram a atenção de toda a população areiense para a problemática da Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes no município de Areia.

O grande momento da Caminhada da Paz, na Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, foi quando os alunos das escolas da rede estadual, município e particular de ensino de Areia abraçaram a Praça central da cidade pedindo o fim da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes em nossa cidade.

Antes da realização da Caminhada pela Paz, na quadra do Colégio Estadual foi realizado o encerramento da gincana educacional que envolveu as escolas da rede estadual, municipal e particular de ensino e abordaram o tema da Exploração e Abuso Sexual de Crianças e adolescente.

O evento contou ainda com apresentações culturais, e apresentação do resultado dos trabalhos realizados pelas escolas no decorrer de toda a semana.

I FORUM DE COMBATE A EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É REALIZADO EM AREIA

A Secretaria de Serviço Social, com o apoio do PETI, PROJOVEM, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretarias Municipais, realizou na ultima quinta feira 23, o I Fórum de Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.


O evento aconteceu na manhã do dia 23, no auditório do Colégio Santa Rita e contou com a presença do Prefeito Paulo Gomes, vice Prefeito Andre Perazzo, da Presidente da Câmara de Vereadores Ana Paula, secretários municipais, membros do conselho tutelar e CMDCA, professores da rede municipal, estadual e particular de ensino e do povo em geral.

Ao usar da palavra, o prefeito Paulo Gomes, destacou a importância de se defender as crianças e adolescentes contra esse mal que é a Exploração e o abuso sexual, que infelizmente também acontece na cidade de Areia. O gestor colocou sua administração a disposição de todos os órgãos que lutam pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes, assim como ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente no município de Areia.

A Secretária de Serviço Social do município de Areia, Clarissa Barreto, chamou atenção de todos para o resultado de um relatório recebido pela Secretaria de Serviço Social, dando conta de que a cidade de Areia, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, entre os 223 municípios do estado da Paraíba, ocupa a 14º colocação no que diz respeito ao registro de casos de Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Ainda segundo a secretária, a realização da Semana de Combate a Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, que esta tendo seu encerramento com a realização do I Fórum municipal, não significa o fim da campanha e sim o inicio de um grande trabalho que já vem sendo feito pela Secretaria de Serviço Social e todos os seus parceiros que compõem a rede de proteção aos Direitos das Crianças e Adolescentes e que a partir de agora serão intensificados.

O I Fórum de Combate a Exploração e Abuso de Crianças e Adolescentes, contou com a participação da palestrante de Uelma Alexandre, que iniciou sua palestra, apresentando a todos um vídeo em que tinha como foco principal, os traumas e duvidas que atormentam uma criança vitima de abuso sexual, como também a importância dos pais detectarem a mudança de comportamento de seus filhos e o importante papel do professor na identificação de que algo de errado pode estar acontecendo com a criança e que possivelmente ela pode estar sendo vitima de algum tipo de violência.  

AREIA COMEMORA 167 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

Areia, a cidade mais importante do brejo paraibano, berço da cultura no estado da Paraíba, primeira cidade no estado a ser reconhecida com Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, comemorou seus 167 anos de Emancipação Política.
    




AREIA REALIZA CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Secretária de Ação Social em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referencia em Assistência Social CRAS e Centro Especializado em Assistência Social CREAS realizaram no decorrer de 13 a 17 de maio, a Campanha Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nos dias 13, 14 e 15, profissionais do CRAS, CREAS, membros do Conselho Tutelar e CMDCA  e da Secretária Municipal de Ação Social, se revezaram realizando entrevistas nas emissoras de radio da cidade, chamando a  atenção da população para a problemática referente a exploração de crianças e adolescentes.

Na oportunidade, cada um dos envolvidos na Campanha, apresentou a população os trabalhos desenvolvidos visando coibir o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em nossa cidade. 

Durante as entrevistas, foram divulgados os objetivos da realização da Semana Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, definiram o que seria exploração sexual e o que seria abuso sexual, como também, como identificar o agressor e os indícios comportamentais de que uma criança ou adolescente esta sendo vitima de violência e abuso sexual. Divulgaram também o numero 100, numero disponibilizado pelo governo federal para denunciar casos de exploração e violência sexual contra crianças e adolescente.

Em Areia a Semana de Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes ainda contou com a realização de panfletagem, no centro da cidade e a realização de uma Gincana Educacional, abordando o tema e que contou com a participação de escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino que no decorrer da semana realizaram atividades, trabalhos e ações abordando a temática.

O evento chegou ao fim, no ultimo dia 23, com a realização do I Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que aconteceu no auditório do Colégio Santa Rita e contou com a apresentação de vídeos, Palestras e Debate sobre a situação vivenciada em Areia no que diz respeito aos casos de Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

domingo, 26 de maio de 2013

Decreto prorroga situação de emergência em mais 25 municípios


Prorrogação é válida por mais seis meses; veja cidades

O governador Ricardo Coutinho decidiu prorrogar mais uma vez a situação de emergência em 25 cidades da Paraíba que estão sendo afetadas pela estiagem. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (24). Com isso, o Estado continua com 195 municípios em situação de emergência, tendo em vista que outros 170 tiveram o decreto de prorrogação publicado no dia 3 deste mês.

A prorrogação é válida por mais seis meses e abrange as cidades de Alagoa Grande, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Matinhas, Mulungu, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Régis, Rio Tinto, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho e Sobrado.

Com a situação de emergência, o poder executivo fica autorizado a abrir crédito extraordinário face à situação existente. Também permite que sejam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços, locação de máquinas e equipamentos e também de prestação de serviços e obras relacionadas com os problemas causados pela estiagem, bem como a convocação de voluntários para reforço das ações de resposta ao desastre natural vivido na Paraíba.

SecomPB


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Valorização da prata da casa vira receita de economia e qualidade de vida no interior da PB

Prefeitura de Areia investe na ‘prata da casa’ e consegue com economia proporcionar qualidade de vida à população

Valorizar a ‘prata da casa’. Essa é uma das receitas que a prefeitura municipal de Areia, através da Secretaria de Turismo e Eventos encontrou para proporcionar qualidade de vida à população, sem onerar os cofres públicos com grandes despesas na celebração das datas comemorativas da cidade.

De acordo com o secretário de Turismo, Adriano Nunes, a nova administração decidiu aproveitar o potencial turístico do município de Areia e ainda o talento dos filhos da terra para dar à população momentos de lazer e ao mesmo tempo proporcionar a geração de emprego e renda para os comerciantes, além da divulgação do artesanato local.

“Como o repasse do Fundo de Participação para os Municípios nos últimos meses foi reduzido, a prefeitura de Areia não tinha como fazer grandes eventos e tampouco desperdiçar a já encurtada verba, e como nós sabemos que a população de Areia acreditou nesse projeto, nós encontramos na valorização da prata da casa, a receita para unir o útil ao agradável, não onerando os cofres públicos e ainda trazendo qualidade de vida para a população”, explicou Adriano Nunes.

Ainda na semana passada a administração municipal firmou parceria com Rádio Jardim da Borborema e aproveitou a comemoração dos 20 anos da emissora para realizar a comemoração dos 167 anos de Emancipação Polícia do Município em um único final de semana. No dia 17 de maio, a rádio foi a responsável pela contratação das atrações e no dia 18, as atrações, todas ‘pratas’ da Paraíba, foram custeadas pela gestão municipal. Já o palco e o equipamento de som foram custeados pelo Governo do Estado.

“A cidade de Areia ficou praticamente oito anos fora da rota do turismo e havia entrado na rota do esquecimento e agora, nessa nova gestão, com vontade de trabalhar e colocando a criatividade para funcionar, estamos conseguindo proporcionar diversão, geração de emprego e renda e economia, ao mesmo tempo em que provamos que quem quer fazer faz, que não quer, manda fazer e nós queremos e estamos fazendo o melhor para Areia sem que precisemos extrapolar o orçamento”, disse Nunes.


Na foto, os artistas da terra

Assessoria

domingo, 19 de maio de 2013

Guarabirense troca tiros com a PM de Areia e é alvejado na perna


Um guarabirense foi baleado na perna durante uma troca de tiros com policiais militares, ocorrida na madrugada desta sexta (17), na cidade de Areia, na região do Brejo paraibano.
De acordo com as informações, “Fanfan”, “Nêgo Veio” e “Pinduca”, estavam dentro de um veículo, em atitudes suspeitas, e foram abordados pelos policiais. “Pinduca” sacou uma arma e durante a troca de tiros foi atingido na perna. Ele foi socorrido pelos policiais para o Hospital da cidade, foi atendido e em seguida liberado.
Os acusados foram presos e levados para a delegacia de Areia, onde confessaram que estavam se preparando para praticar um assalto. Ainda de acordo com a Polícia Militar, na DP eles também confessaram outros roubos.
Do Portal Mídia