sábado, 16 de fevereiro de 2013

SÓ PROMESSAS: há quase 1 mês sem água, moradores de Areia convivem com a omissão do Governo


Caos no Brejo: há quase 1 mês sem água, moradores de Areia culpam RC e já articulam protesto em praça pública

Quem pensava que o problema da seca era uma realidade apenas do Sertão paraibano enganou-se. A cidade de Areia, município da região do Brejo, localizada a 120 Km de João Pessoa também vive um clima de caos devido a falta de água nas torneiras, que já vai completar 30 dias.

Diferente do Sertão, a cidade de Areia, no entanto, é vítima da omissão do poder público e não das questões climáticas, já que a promessa da construção de uma adutora que beneficie a população, feita ainda durante a campanha eleitoral pelo hoje governador Ricardo Coutinho (PSB) caminha a passos lentos.

O Governador garante que acabará com o problema da falta d’água no município, porém, passados mais de dois de gestão, o verbo ‘acabar’, para os areienses, está tomando outra conotação.
Segundo o estudante Vinicius Caldas, além de faltar água constantemente, não existem reservatórios próximos à zona urbana para que as famílias possam fazer suas reservas particulares.

“O que a gente vê é aprovação de aumento de salário de deputado, de prefeito, de vereador, vê o Governo Federal só investindo milhões e milhões para a Copa do Mundo enquanto nós sofremos por não termos o mínimo, que é água nas torneiras para realizar as nossas necessidades básicas do dia a dia”, lamentou.

Já para o pai de Vinícius, a única forma de mostrar o problema é convocando a imprensa e realizando uma manifestação contra esse descaso do qual a cidade de Areia está sendo vítima.
“Já existe uma intenção de realizar um protesto em praça pública com baldes vazios para tentar sensibilizar o Governo Ricardo Coutinho que prometeu acabar com a falta de água, mas só está conseguindo é acabar com a nossa paciência”, desabafou.

Em contato com a reportagem do PB Agora, o estudante de Direito, Ricardo Pereira, contou que no período carnavalesco seus pais, que residem no município, tiveram que se deslocar para casa de familiares em Campina Grande simplesmente porque estava impossível permanecer na cidade e conviver os quatro dias de festa sem água.

“Nem receber visitas meus pais podiam, pois não tinham água nas torneiras”, lembrou.

Apelo

Único representante do município no âmbito estadual, o deputado Tião Gomes (PSL) atentou para o problema da seca na região do Brejo, todavia, só responsabilizou a omissão do Governo Federal para com o Estado da Paraíba.

Prefeitura usa carros pipas

Para tentar minimizar a situação, a prefeitura de Areia contratou carros pipas para abastecer a população. Segundo prefeito Paulo Gomes (PRB), alguns desses carros pipas foram enviados pelo próprio Governo do Estado e outros foram arcados com os recursos da gestão municipal.

“Nós sabemos que essa solução não é o suficiente, mas por enquanto é a única coisa que podemos fazer”, declarou.

Ainda conforme o prefeito, o Governo do Estado garantiu que iniciaria em março de 2013 as obras da construção da adutora, ou seja, a mesma que foi prometida há quase três anos, durante a campanha de 2010.
"Segundo o que eu estou sabendo, o Governo do Estado vai iniciar as obras da adutora no mês que vem", destacou.

O prazo para a conclusão da obra não foi revelado. 

Márcia Dias

PBAGORA
.
  




   

domingo, 10 de fevereiro de 2013

SECULT PROJETA FESTIVAL DE ARTES DE AREIA

Teatro Minerva/Areia PB
Um acordo de cooperação cultural firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e a Prefeitura de Areia vai garantir a realização do 14° Festival de Artes de Areia que acontecerá no segundo semestre deste ano, em data a ser definida. Gestores da Secult-PB e das secretarias de Turismo, Educação e Cultura de Areia, o vice-prefeito André Perazzo, além da presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Gonzaga, promoveram uma primeira reunião nesta semana, na sede do Iphan e agendaram para o próximo dia 27 um novo encontro.

Os gestores discutiram os princípios que norteiam a realização do festival, bem como novas e boas ideias para a próxima edição. Dentre os acordos está o trabalho de sensibilização pedagógica dos jovens em parceria com a Secretaria de Educação local. Com os agentes culturais a Secult-PB comprometeu-se a realizar oficinas para a inscrição nos editais de seleção da programação do 14º Festival de Artes de Areia.

 Foi definido um calendário de reuniões, uma por mês, onde a Secult-PB estará em diálogo direto junto aos gestores e a sociedade civil. “Esses e outros compromissos firmam o cenário de um Festival construído por muitas mãos e muitas vozes”, avalia o gerente executivo de Promoção Cultural, da Secult, Milton Dornelas.

Foi constatado que o Festival precisava envolver e motivar artistas, agentes culturais da cidade de Areia, além de instituições como as escolas, a Universidade Federal da Paraíba. “Essa primeira reunião foi positiva, a prefeitura demonstrou interesse em firmar parcerias visando o êxito do festival”, disse Milton Dornelas.

Assessoria

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"SE O GOVERNADOR USASSE A CANETA, TERIA MAIORIA NA AL, DISPARA DEPUTADO


“Se usasse a caneta, o governador Ricardo Coutinho teria maioria. Mas ele é diferente de outros governadores”. A observação foi feita pelo deputado Tião Gomes (PSL) em conversa com um blog da Capital.

Sem papas na língua, conforme sua própria personalidade, Tião disse que “bastava o governador usar a caneta para ter uma bancada forte e aprovar qualquer projeto, pedido de empréstimo... Tudo seria aprovado sem dificuldade”.

Chegou, sequer, arriscar o tamanho da bancada governista. “Eu sou, o líder é e mais uns cinco ou seis”. Disse, ainda, que não tem motivo nenhum para votar contra o governo socialista e mudar de lado.

E justifica o seu ponto de vista: “A região em que eu atuo politicamente ganhou estradas, a população não tem dificuldade com falta d’água e conquistou o(s) benefício(s) através do governador Ricardo Coutinho”.

Um dos exemplos do parlamentar para o uso da caneta seria a nomeação para cargos comissionados. “Se ao invés de nomear concursado o governador tivesse colocado pra dentro do Estado apadrinhados políticos a situação era outra, bem diferente”, disparou o deputado Tião Gomes.


Fonte: Paraíba Já com Blog do Marcone Ferreira 05.02.2013

     
   

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CONCURSO PÚBLICO EM VISTA


A recente decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba, em favor do Ministério Público, determinando o prazo de 180 dias para que a Prefeitura Municipal de Areia demita todos os prestadores de serviço contratados sem a realização de concurso publico, indica que a administração municipal deverá realizar um concurso publico ainda nesse ano de 2013.

Falando em concurso, o ultimo concurso publico realizado pela administração municipal em Areia apresenta algumas pendências, ate hoje, os aprovados para os cargos de Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde aguardam a homologação do resultado final do concurso, como também a respectiva convocação.

Segundo os candidatos aprovados para os cargos de Agente de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, todos os demais aprovados no concurso já foram chamados para assumir as suas respectivas funções, os aprovados ainda afirmaram que a questão esta tramitando na justiça e esperam empenho da atual gestão para a solução do caso  

Nelson Almeida

JOVENS MONTAM FÁBRICA EM AREIA COM APOIO DA EMATER. AREIA EM DESTAQUE.


Luciana Balbino
  Os jovens da Comunidade Chã de Jardim, no município de Areia, criaram uma convivência pacífica com a natureza, gerando oportunidade de renda com o beneficiamento de frutas sem conservantes e livres de agrotóxicos, fabricação de artesanato e o turismo ecológico rural, tornando a lavoura autossustentável.

Com acompanhamento da Emater Paraíba, os trabalhos hoje atraem grupos de agricultores familiares de outros municípios que vêm conhecer os resultados do projeto. São 20 integrantes da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Chã de Jardim (Adesco), com idades que vão de 18 a 30 anos, além de mulheres que formam o Grupo Arte na Mão.

O projeto remonta à década passada, quando um grupo de jovens frequentava a Igreja Católica em Areia, ajudando nas pastorais, até que, em 2006, surgiu a ideia de iniciar atividades que garantissem renda. “Nós ajudamos a reconstruir uma casa, em forma de mutirão, e foi aí que decidimos nos unir em torno de um projeto coletivo”, afirmou Luciana Balbino de Souza.

Liderado por Luciana, o projeto logo obteve o reconhecimento do gestor da Mata do Pau Ferro, onde a comunidade está localizada, criando-se a associação para congregar os jovens residentes da região. No local existia uma fábrica de beneficiamento de polpas de frutas, construída pela Prefeitura, e o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA). A fábrica, que estava fechada há dez anos, foi reaberta com a criação da entidade e passou ser gerida pelo grupo de jovens. Cerca de 30 pessoas estão envolvidas nos trabalhos, que têm como produto principal a polpa de frutas.

Pelo menos mais 100 famílias são beneficiadas, além de sete assentamentos existentes na redondeza, com o fornecimento de frutas, turismo rural e artesanato. A polpa de fruta é fornecida pelos pequenos agricultores da região, que produzem no modelo de agricultura familiar.

No local, que fica na margem da rodovia denominada Anel do Brejo, a cinco quilômetros da cidade de Areia, são comercializados doces caseiros, coco verde, mel de abelha e de engenho, rapadura e frutas. Nas quartas-feiras, sextas e sábados, é realizada a Feira Agroecológica de Chã de Jardim, com a participação de agricultores de toda a região. São dez barracas.

“Por conta de nossa fábrica de polpa de frutas, atingimos um público de Alagoa Grande, Juarez Távora e de Areia”, afirmou Luciana. Ela destacou que a produção de polpa é orgânica, sem nenhum tipo de conservante ou produto químico. Todos os produtos são provenientes da agricultura familiar e as pessoas são orientadas a não fazer uso de agrotóxicos, em um trabalho que conta com a participação da Emater Paraíba. “Estas famílias encontram na venda das frutas uma fonte de renda”, comentou. Na fábrica trabalham cinco jovens para produzir 160 quilos de polpa por dia, de sabores diferentes.

Conscientização – O grupo está trabalhando também com a conscientização das famílias agricultoras da região para fazer o replantio com mudas de fruteiras que, inclusive, servirão para suprir a demanda da fábrica. Luciana destacou que, além da Emater, o Cooperar, o Sebrae e o Senar tiveram papel importante na consolidação do projeto.

Visita de Turistas
Outro grupo de dez jovens cuida do turismo rural, recepcionando os visitantes que todos os dias comparecem ao local, caminham pelas trilhas e mostram a diversidade de árvores ali existentes. Outras pessoas trabalham na confecção e comercialização de artesanato produzido com palha de bananeira e o aproveitamento de outros materiais da região. “Há uma média de 800 visitantes por mês, sendo na grande maioria para fazer trilhas. Desse total, cerca de 200 são participantes de piquenique, que deve ser agendado um dia antes”, explicou Luciana.

Segundo ela, são nove roteiros com guias preparados para atender ao turista, que devem seguir rigorosamente as recomendações. A ação começa com café da manhã, caminhada ecológica de dois quilômetros, banho de bica, caminhada ecológica de cinco quilômetros, contemplação da barragem, cesta de piquenique com produtos regionais; caminhada ecológica de 400 metros pela barragem e trilhas ecológicas. .

FONTE: Governo da Paraíba.