segunda-feira, 18 de junho de 2012

Secretaria de Ação Social promove oficina para o CRAS e entrega novos brinquedos a brinquedoteca Municipal


Secretaria segue beneficiando famíliasA Secretaria Municipal de Ação Social está promovendo no Salão de Beleza Comunitário oficinas de beleza para mulheres como: Corte e Escova Químicas (Escova Permanente), Colorimetria e Manicura e Pedicura, além dessas estão sendo realizadas também na sede do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social - oficinas de Flores em E.V.A. onde passarão pelo processo de confecção desse tipo de artesanato, são oferecidas 48 vagas em quatro oficinas.

Já para a Brinquedoteca municipal foram entregues nessa última semana mais brinquedos para as crianças que fazem parte desse programa, foram comprados pelo prefeito o Dr. Élson da Cunha Lima uma boa quantidade de brinquedos para repor alguns que foram desgastados pelo uso, como também outros para aumentar o acervo, com isso às crianças que vão a brinquedoteca diariamente tem mais oportunidades de brincadeiras e aprendizado.




Mobilização em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura Municipal de Areia representada pela Secretaria de Ação Social, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), o CREAS (Centro de Referência Especializado na Assistência Social), o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o CSU (Centro Social Urbano), o Projovem Adolescente, a Brinquedoteca Municipal, a Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida (Colégio Estadual) a Escolinha Infantil Pinóquio, a Escolinha Infantil Pica-Pau e os Bombeiros Voluntários da cidade de Areia realizaram na última tarde da sexta-feira (01/06) uma caminhada em prol a esse movimento.

A concentração aconteceu no CRAS e CREAS onde de lá os ativistas, simpatizantes, crianças e os profissionais representados pelas entidades saíram em caminhada pelas ruas da cidade com cartazes e faixas mostrando a importância do combate a esse tipo de crime contra as crianças e adolescentes do nosso Brasil.

A definição da data na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes foi motivada por um triste fato ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo. Araceli, uma menina de apenas oito anos de idade, sofreu várias violações de direitos: foi raptada, drogada, espancada, estuprada e morta por jovens capixabas de classe média. Este crime abalou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. A partir desta data o dia 18 de maio ficou conhecido em todo pais como o Dia Nacional de Combate a Exploração e ao Abuso Sexual Infantil.

O canal direto para as denuncias é o Disque 100, uma ligação gratuita e que recebe ligações de todo pais. O Disque Denuncia Nacional é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da SPDCA/SDH. Trata-se de um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra crianças e adolescentes e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.