segunda-feira, 28 de maio de 2012

AREIA: 166 ANOS DE HISTÓRIA


No último dia 18 de maio, a Histórica cidade de Areia, primeira cidade na Paraíba a se tornar Patrimônio Nacional comemorou 166 anos de sua Emancipação Política. O reconhecimento da cidade de Areia, como sendo Patrimônio Nacional, ocorreu em 11 de agosto de 2005, pelo Conselho Consultivo do IPHAN, tendo sido homologado pelo Ministério da Cultura, através da portaria nº 073, de 29 de agosto de 2006, publicada no DOU (Diário Oficial da União), de 06 de setembro de 2006.

Ponto de parada de tropeiros e condutores de gado, oriundos do sertão, que seguiam viajem para o litoral, assim se deu o início do povoado conhecido como sertão dos bruxaxás e depois de algum tempo de Areias.
No longo da história, a cidade de Areia e seus filhos participaram de momentos importantes do nosso País: quando se deu início o ideário republicano no Nordeste, lá estava à cidade de areia, com seus filhos prontos a se engajar nessa luta, na Confederação do Equador, Revolução Praieira, lá estavam novamente os areienses participando de forma ativa. Antecipando-se a Lei Áurea, no dia 3 de maio de 1888 a cidade de Areia mais uma vez fazia história e libertava o seu último escravo.

Areia berço de filhos ilustres, que por diversas vezes tiveram o destino da Paraíba em suas mãos. Dom Adauto fundador da Arquidiocese da Paraíba, Pedro Américo que tão bem retratou a historia do País em, suas obras e que está imortalizado como o areiense que retratou o Império sendo o seu quadro O Grito do Ipiranga, a obra que marca esse momento tão importante da nossa História. José Américo de Almeida político influente, ministro de viação e obras do governo Vargas e que trouxe para o Nordeste, para a Paraíba e para a cidade de Areia obras importantes, como a Escola de Agronomia do Nordeste, hoje Universidade Federal da Paraíba Campus II, que chegou a ser candidato a presidente da república em 1937, José Américo, que com sua obra A BAGACEIRA se destacou também na literatura dando início ao Romance Regionalista no Brasil.

São muitos os filhos ilustre dessa terra e que deixaram para essa nova geração uma herança cultural muita rica e que precisa ser preservada.

Areia comemora esses 166 anos de Emancipação Política com uma exuberância fora do comum, preservando suas riquezas naturais, sendo uma cidade privilegiada, circulada de verde por todos os lados. Com um clima tipicamente europeu, situada a 618 metros acima do nível do mar, Areia terra que encanta os seus visitantes, oriundos de todas as partes do Brasil e até de outros países. Areia com seus casarões, do Teatro Minerva, primeiro Teatro particular do Estado, da Igreja do Rosário dos pretos, do Colégio Santa Rita que tanto contribuiu com a educação da Paraíba, do Museu Regional herança do Monsenhor Rui Barreira Viera, do Museu da Rapadura, do Museu Casa de Pedro Américo.

Areia, cidade da centenária Filarmônica Abdon Milanez, dos famosos festivais de inverno, do Seminário de Turismo e Identidade Cultural, cidade que abrilhanta a Rota Cultural Caminhos do Frio e que tem muita coisa boa para mostrar para a Paraíba e para o Brasil.
Nesses 166 anos de História foram muitas as conquistas dessa cidade de povo acolhedor, pacato e festeiro e que se esforça para receber bem aqueles que nos visitam. Areia conta hoje com uma administração compromissada com o seu desenvolvimento e do seu povo e que para isso, conta com um grupo de amigos, que auxiliam o poder público nessa tarefa de preservar o patrimônio do município, zelando por toda essa herança cultural que a cidade apresenta.

A novidade este ano ficou por conta do projeto denominado "Sacada Musical", onde na ocasião, a Filarmônica Abdon Felinto Milanez que assim como a cidade também faz aniversário, entretanto, a banda tem apenas um ano a menos do que Areia: 165 anos. Os músicos que a integram ocuparam a sacada do casarão Solar José Rufino e executaram vários números musicais, dentre eles, grandes sucessos da MPB, dobrados, entre outros.

O importante disso tudo é que a cidade de Areia, que já é um Patrimônio Nacional, esta se tornado um patrimônio da população areiense, o trabalho realizado pela prefeitura e pelos seus parceiros, esta fazendo surgir na população um senso de pertencimento que está sendo muito salutar para a cidade e para o seu povo.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ADMINISTRAÇÃO “COMPROMISSO COMO O POVO” É AGRACIADA COM “MEDALHA PRESIDENTE TANCREDO NEVES- MÉRITO DA SAÚDE”


A prefeitura municipal de Areia, administração “Compromisso com o Povo”, do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho, recebeu um comunicado, do Instituto Tiradentes, que a sua administração, foi uma das agraciadas com a “Medalha Presidente Tancredo Neves- Mérito da Saúde”.

Todos os anos, o Instituto Tiradentes, que esta localizada na cidade de Viçosa, no Estado de Minas Gerais, realiza uma consulta entre os diversos órgãos públicos e premia aqueles gestores que se destacam no exercício da administração publica.

O prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho foi agraciado com essa comenda, através das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Consultas realizadas pelo Instituto constataram que a administração do prefeito Elsinho, investiu nas ações desenvolvidas pelos serviços de saúde do município mais de que os 15% estabelecidos e obrigatórios por lei, do orçamento do município para a área de saúde.

Isso demonstra todo o compromisso do gestor com a população areiense, pois mesmo com toda dificuldade enfrentada pela administração do município, o prefeito Elsinho e toda sua equipe vem se esforçando para fazer valer a máxima, que na administração “Compromisso com o Povo” a grande obra é cuidar da nossa gente.  

Segundo o Instituto, “A Medalha Tancredo Neves- Mérito da Saúde, é conferida apenas aqueles políticos que possuem ilibada reputação ético- moral e trabalham com dignidade, competência e interesse para o desenvolvimento do seu município”.

Para Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), que é secretária de saúde do município, saber que a administração do prefeito Elsinho foi agraciada com essa comenda é motivo de muito orgulho, não só para o gestor, mas para todos que fazem a Secretaria de Saúde.

“São reconhecimentos como esse, que nos dão a certeza que estamos no caminho certo, no intuito de oferecer uma saúde de qualidade aos nossos munícipes, temos consciência que as carências são muitas, assim como as dificuldades enfrentadas, mas uma comenda como essa nos motiva a trabalhar sempre mais em busca de uma saúde de qualidade assim como preconiza o SUS”, disse Dona Carmita. 

A “Medalha Presidente Tancredo Neves- Mérito da Saúde” é mais uma comenda de reconhecimento Nacional recebida pela administração “Compromisso com o Povo”, nesses 7 anos e 4 meses de administração. Na área da saúde o município de Areia recebeu diversos elogios do Ministério da Saúde, sendo destaque na execução do Programa  Não dê colo ao câncer do útero, projeto criado e desenvolvido pelo município e que foi destaque na revista Pan-americana de Saúde.

PMA

SECRETARIAS MUNICPAIS DE CULTURA E TURISMO DIVULGAM PROGRAMAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES DE 166 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE AREIA


As Secretarias municipais de Cultura e Turismo, que tem a frente a Professora e Ativista Cultural  Janaina Azevedo e o Professor Nielson Albuquerque apresentaram a população areiense, a programação Cultural das comemorações dos 166 anos e Emancipação Política de Areia, cidade Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

16/05 – Quarta-Feira

16h30 – Apresentação do Grupo de Hip Hop

Local: Coreto da Praça Central

20h – Apresentação do Grupo Folclórico Moenda

Local: Teatro Minerva

17/05 – Quinta-Feira

16h30– Apresentação da Capoeira Angola dos Palmares

Local: Coreto da Praça Central

17 h – Lançamento do folder turístico

Local: Espaço da Arte – Centro

20h – Sacada Musical com a Filarmônica Abdón Milanez

Local: Solar José Rufino

18/05 – Sexta-Feira

06h – Alvorada com a Filarmônica Abdón Milanez

Local: Ruas da cidade

08 h – Hasteamento da Bandeira

Local: Praça Pedro Américo

09 h – Missa em Ação de Graças

Local: Matriz Nossa Senhora da Conceição

10h – Entrega da Comenda Horácio de Almeida e Título de Cidadão Areiense

Local: Câmara Municipal “Casa de Manoel da Silva”

20h – Apresentação do espetáculo “Uma puxando a outra”, Grupo Gameleira

Local: Teatro Minerva

19/05 – Sábado

20h – Apresentação do espetáculo “Adorável Família”, Grupo Recreio Dramático

Local: Teatro Minerva

20/05 – Domingo

09h – Corrida de Rua

Local: Ruas da Cidade 

Secretarias de Turismo e Cultura

PMA