terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

HOMEM É BALEADO POR VIZINHO EM AREIA


Um homem de 25 anos foi atingido com um tiro de rifle na cabeça, na noite dessa segunda-feira, 20, no sítio São Francisco, município de Areia.

Segundo a polícia, alguns animais da vítima identificada como Edvan de Brito Sousa entraram na propriedade do vizinho. Edvan tentou recolher os animais, mas acabou sendo baleado pelo vizinho.

A vítima está internada no Hospital de Trauma de Campina Grande

paraibaonline.com.br

Foto:internet

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ADMINISTRAÇÃO “COMPROMISSO COM O POVO” É PARCEIRA DA ASSOCIAÇÃO DOS MÚSICOS PROFISSIONAIS E AMADORES DE AREIA

A prefeitura municipal de Areia, administração “Compromisso com o Povo”, a Associação dos Amigos de Areia (AMAR) e o Ponto de Cultura Viva o Museu são parceiros da Associação dos Músicos Profissionais e Amadores de Areia, na fundação da Escola de Musica AMUSIPAR, que irá oferecer a crianças e adolescentes do município, oficina de teoria e pratica musical.

O intuito da AMUSIPAR e dos demais parceiros é alem de dar aula de Teoria Musical, propiciar a essas crianças e adolescentes a oportunidade de aprender a tocar um instrumento, para quem sabe no futuro, algumas delas venham a se tornar profissionais da musica, honrando as tradições da Histórica cidade de Areia, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, que apresenta a Filarmônica Abdon Felinto Milanês, com mais de 160 anos de existência.

A escola de musica AMUSIPAR irá disponibilizar para seus alunos aulas de: Leitura de Partituras, Clarinete, Trompete, Trombone, Sax Alto, Sax Tenor, Bombardino, Tuba, Bateria e Percução. As aulas terão inicio no próximo dia 27 de fevereiro e as inscrições e os cursos são gratuitos, as matriculas estão sendo realizadas, no Ponto de Cultura Viva o Museu, no Solar José Rufino na Praça Pedro Américo no Centro da cidade de Areia.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Foto:internet

AGRICULTORES PARTICIPAM DE REUNIÃO PARA DISCUTIR ASSUNTOS REFERENTES AO PNAE


Os agricultores que fazem a agricultura familiar no município de Areia participaram na ultima terça feira dia 14, de uma reunião no auditório da EMATER em Areia, para discutir assuntos referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Estiveram presentes a reunião, alem dos agricultores, os conselheiros membros do Conselho Municipal de Políticas Publicas e Desenvolvimento Rural Sustentável, Técnicos da EMATER e representantes das Entidades Executoras (Rede municipal de ensino).

Essa foi a segunda reunião realizada e teve como objetivo, tratar da validação dos preços em que os produtos serão comercializados, como também, a quantidade de produtos que serão necessárias no decorrer do ano e a quantidade que cada um dos agricultores tem condições de fornecer. Para que fosse estabelecido o preço de cada um dos produtos, foi utilizado como referencia o preço em que esses mesmos produtos são comercializados na CONAB, Feira do Produtor.

Segundo José Ilton Cordeiro, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Publicas e Desenvolvimento Rural Sustentável, a realização da reunião extraordinária do Conselho, teria sido uma solicitação da EMATER, visando a tomada de preços para a elaboração de projetos para o PNAE, que talvez comece em março, já com o primeiro pedido.

Ainda segundo José Ilton, todos os preços foram acordados contando com a aprovação por unanimidade dos membros do conselho. “Para se chegar a esses valores, as referencias utilizadas foram as tabelas de preço da CONAB e da Feira do produtor”. José Ilton citou como exemplo o preço em que foi comercializado o quilo do frango caipira, que no ano passado foi comercializado por R$ 7,00 e nesse ano foi oferecido para ser comercializado por R$ 8,50.

Ainda segundo o presidente do CMPPDRS, em informação repassada pela Secretaria de Educação do Município, existe a possibilidade de que se venha aumentar ainda mais a quantidade de produtos adquiridos, pois segundo a professora Rosely Ribeiro essa seria uma determinação do prefeito Elsinho, já que o ano passado a quantidade de produtos adquiridos superou e muito os 30% estabelecidos por lei. José Ilton afirmou que a informação vem se confirmando, pois esse ano deverá ocorrer um aumento na solicitação de determinados produtos a exemplo do bolo, alface e abacate

O sucesso obtido pelo município de Areia no desenvolvimento do PNAE o ano passado, foi confirmado com a conquista do primeiro lugar no 8º Premio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que apontou o município de Areia, como sendo o município no Brasil, que melhor desenvolveu a modalidade de aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar, destinados a merenda escolar. Esse êxito motivou um maior numero de agricultores a participar da chamada publica realizada pela administração do município, providenciando a documentação necessária visando se habilitar, para que possivelmente possam vir se tornar fornecedores de produto para a merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

Outro destaque do PNAE, e que dá bastante segurança para os agricultores é a certeza de venda dos produtos produzidos e o pagamento que é sempre feito em dia, sendo a administração “Compromisso com o Povo” do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho, o principal cliente desses agricultores.

Para bem acondicionar todos esses produtos que são adquiridos através da agricultura familiar, a administração do município equipou todas as escolas da rede municipal de ensino, com geladeiras, estantes e armários e visando um preparo bem mais rápido da merenda escolar, a administração também adquiriu para todas as escolas fogões industriais, que irão facilitar o trabalho das merendeiras na hora de preparar esses alimentos. Oferecer uma merenda de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino, dar apoio aos agricultores familiares gerando emprego e renda, isso também é trabalho, isso também é “Compromisso com o Povo”.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Imagem:internet

CRIANÇAS ATENDIDAS PELA BRINQUEDOTECA MUNICIPAL BRINCAM O CARNAVAL

As 60 crianças atendidas pela brinquedotecado municipal brincaram com muita descontração o carnaval. As comemorações aconteceram na ultima semana e foram marcadas pela alegria. Todas as fantasias utilizadas na festa foram confeccionadas pelas Pedagogas que acompanham as crianças todos os dias na brinquedoteca.

Segundo Camila que é Pedagoga e Coordenadora da brinquedoteca do município, o intuito da brinquedoteca é trabalhar com o lúdico, visando o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, onde as crianças brincam livremente e desenvolvem atividades como pinturas e desenhos, que tem como objetivo desenvolver o cognitivo, o social, o convívio com outras crianças, ou seja, o brincar com o intuito de aprender.

Ainda segundo Camila, o objetivo da brinquedoteca é fazer com que essas crianças aprendam a conviver com outras crianças, respeitando as diversidades e sendo crianças felizes tendo a oportunidade de brincar, ação que para crianças dessa idade é essencial.

A brinquedoteca municipal atende 60 crianças, divididas em dois grupos, sendo 30 nas segundas e quartas e mais 30 nas terças e quintas. A brinquedoteca atende crianças oriundas de famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família e se destina a facilitar a vida das mães que tenham que desenvolver algum tipo de atividade e não tenham com quem deixar seus filhos.

Ao lado da brinquedoteca funciona também o Salão Comunitário de Beleza onde são desenvolvidos cursos de cabeleireiro, manicure e pedicuri, atendendo também as mães de família beneficiarias do Programa Bolsa Família e crianças e adolescentes atendidas pelos demais programas sociais desenvolvidos no município (CRAS, PETI e Projovem adolescente).

Tanto a brinquedoteca como o Salão Comunitário de Beleza são ações desenvolvidas pela Secretaria de Ação Social do Município, que contam com total apoio da administração “Compromisso com o Povo” em parceria com o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Humano.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

ADMINISTRAÇÃO “COMPROMISSO COM O POVO” DÁ CONTINUIDADE NA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES EM AREIA


Segundo a Secretária de Ação Social do município de Areia, Lucia de Fátima de Lima Araujo (Lucia de Ademar), a administração “Compromisso com o Povo” do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho continua realizando o serviço construção de 60 casas populares no conjunto Padre Maia, casas que beneficiarão 60 famílias residentes em áreas de risco do município e que foram previamente cadastradas pela Secretaria de Ação Social do município.

A prioridade será dada as famílias que no ano passado devido as fortes chuvas caídas na região do brejo e na cidade de Areia, tiveram de ser deslocadas de suas moradias, sendo alojadas a principio no Centro Social Urbano (CSU), recebendo por parte da administração “Compromisso com o Povo” todo o apoio necessário, inclusive com a prefeitura do município efetuando ate hoje o pagamento do aluguel social para algumas famílias, que devido ao risco não poderiam voltar para suas antigas moradias.

Já pensando no inverno desse ano, a determinação do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho é que a Secretaria de Infra- Estrutura esteja atenta a desobstrução de galerias, como também o monitoramento das áreas de risco do município, a retirada de arvores e remoção de barreiras que possam ocasionar transtornos como os ocorridos o ano passado e fizeram com que o prefeito decretasse estado de emergência. O prefeito Elsinho também solicitou de toda população, que colabore com o serviço de limpeza publica, observando o horário de passagem dos caminhões coletores, como também evitando jogar lixo em terrenos baldios ou mesmo nas ruas da cidade.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Adriano, o “Imperador”, resolve investir em música sertaneja e escolhe cantor paraibano

Adriano, o “Imperador”, é o mais novo empresário da música sertaneja e investe em cantor paraibano

O jogador Adriano, que ontem voltou a atuar pelo Corinthians, é o mais novo empresário da música sertaneja.

Durante sua festa de aniversário de 30 anos, que será realizada hoje no Rio de Janeiro, o jogador deverá comentar pela primeira vez com a imprensa sobre seu novo negócio, além de fazer fotos ao lado de sua aposta.

Adriano investirá em Diney Alves, cantor de 22 anos e compositor de algumas canções já conhecidas, como “A Carne é Fraca”, gravada por Jorge e Mateus ao lado de Janaynna, “Te amo feito louco”, do novo CD de Bruno e Marrone, e “Não vou dar moral”, canção recém-lançada de Edson e Hudson.

Após reuniões em seu apartamento em São Paulo, o imperador definiu que sua equipe passará a cuidar da carreira de Diney, apresentado a ele por um amigo.

Na próxima semana, o cantor já começa a produzir suas três primeiras músicas, ao lado do produtor Ivan Miyazato (Luan Santana, Fernando e Sorocaba…).

Uma delas será “Gandaia”, que pode ser conferida abaixo, mas que ganhará novo arranjo.

Uol
pbagora.com.br
FOTO: internet

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CCA REALIZA CADASTRO DE ESTUDANTES EM AREIA

Os interessados no auxílio alimentação e moradia devem comparecer ao Centro de Atendimento Médico-Odontológico e Psicossocial, no Campus II da UFPB. A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) e o Centro de Ciências Agrárias, Campus II da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB) através do Serviço Social realizam nos dias 14 e 15 próximos, no horário das 13h às 17h e nos dias 16 e 17 de fevereiro, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, o cadastramento para os interessados em concorrer às vagas no Restaurante Universitário do Campus.

Os interessados em concorrer às vagas deverão comparecer ao CAMOPS (Centro de Atendimento Médico-Odontológico e Psicossocial), antigo Posto Médico, onde funciona o Setor de Serviço Social, para efetuarem cadastramento, assim como para a realização de uma entrevista.

O resultado da seleção será divulgado no dia 5 de março de 2012 em lista afixada na Gerência do RU/Vila Acadêmica e no Setor de Serviço Social, e no site do CCA/UFPB.Durante o cadastramento o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:- Cópia e apresentação da Carteira de Identidade e do CPF;- Cópia do Comprovante de Residência em nome do pai, mãe e/ou responsável;- Duas fotos 3×4 (recentes);- Atestado de Conduta para alunos provenientes de outras residências estudantis;- Cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental e Médio e do 3º grau, caso já tenha cursado algum período;- Comprovante de bolsa de estudo (original), caso tenha cursado o Ensino Fundamental e Médio em escola particular;- Cópia da Certidão de Nascimento dos irmãos menores de 18 anos;- Certidão de óbito do pai e/ou mãe, caso o candidato seja órfão;- Declaração de Imposto de Renda ou Comprovante de Isenção dos pais ou responsáveis, exceto para candidatos de nacionalidade estrangeira;- Comprovante de IPTU e/ou INCRA.

A direção do centro lembra que informações falsas implicarão no cancelamento automático do benefício e a falta de qualquer documento acima relacionado implicará em prejuízo na classificação do candidato.Mais informações pelo telefone (83) 3216-7827.

Fonte:Agência de Notícias da UFPB – Com informações do CCA
Focandoanoticia.com.br

sábado, 11 de fevereiro de 2012

PREFEITO E VICE DA CIDADE DE AREIA ENTREGAM KITS ESCOLARES

O prefeito constitucional do município de Areia Elson da Cunha Lima Filho- Dr.Elsinho, ao lado do vice-prefeito Ademar Paulino de Lima- Pai vei, da Secretária Rosely Ribeiro e da Professora Berenice estiveram nas Escolas José Rodrigues na “Vila Operaria” no Bairro Frei Damião; na Escola Julia Verônica no Bairro da Jussara, na Escola Madre Trautlind no Mutirão Bairro Cidade Universitária e na Escola Abel Barbosa no Distrito de Mata Limpa, realizando a entrega de Kits escolares, adquiridos pela administração “Compromisso com Povo”.

A Secretária Rosely Ribeiro destacou que todos os alunos da rede municipal de ensino, desde as creches ate o 9º ano serão beneficiados com os kit escolares, que são compostos de: cadernos, lápis, régua, lapiseira, cola escolar, caderno de desenho, lápis de cor, borrachas e bolsa escolar.

A distribuição desses kits escolares, por parte da administração “Compromisso com o Povo” significa uma economia para pais, que não terão de gastar com a aquisição de material escolar, podendo destinar esses valores para a compra de outros utensílios para seus filhos a exemplo de roupas e calçados. Ao atender a mais essa solicitação da Secretaria Municipal de Educação, o prefeito Elsinho demonstra mais uma vês toda sua sensibilidade e compromisso com uma educação de qualidade, pois mais do que ontem e menos do que amanhã a grande obra é cuidar da nossa gente!

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

PROFISSIONAIS DO PROJOVEM PARTICIPAM DO PROGRAMA AREIA EM SINTONIA

Os profissionais do PROJOVEM Adolescente, um dos Programas Sociais desenvolvido pela administração “Compromisso com o Povo”, do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho, através da Secretaria de Ação Social, que tem a frente Lucia de Fátima de Lima Araujo (Lucia de Ademar), em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, foram os entrevistados do Programa Areia em Sintonia, informativo da prefeitura municipal de Areia, que vai ao ar toda segunda, de 12:00h as 13:00ah, pela PBFM,105.3 a rádio da Paraíba.

O PROJOVEM Adolescente na cidade de Areia é Coordenado pela Orientadora Social e Assistente Social Ana Cristina de Melo da Silva e conta também com a assistente social Ane Rosete Silva Vieira, Suélio Bezerra de Lima facilitador de esportes e Rosicleide Hermenegildo facilitadora de artes cênicas.

Segundo os profissionais, o publico alvo do PROJOVEM Adolescente, são jovens de 15 a 17 anos, de famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, que demandam proteção social, que não são mais atendidas pelo Peti, mas que continuam necessitando de atenção.

Os jovens são organizados em coletivos, contado com 25 integrantes cada, os trabalhos realizados pelos coletivos, são coordenados pelos orientadores sociais. Os temas trabalhados em cada coletivo são: convivência sócia; participação cidadã; mundo do trabalho. Sendo abordados também os temas transversais: juventude e trabalho; juventude e cultura; juventude esporte e lazer; juventude e direitos humanos; juventude e saúde e juventude e meio-ambiente.

Segundo Ana Cristina Melo da Silva, alem de acolher os adolescentes que procuram espontaneamente o PROJOVEM Adolescente, se faz necessário que os referidos profissionais realizem a buscativa de adolescentes que estejam em estado de vulnerabilidade social, visando inserir esses jovens dentro do programa. O PROJOVEM Adolescente trabalha em parceria com o Centro de Referencia em Assistência social (CRAS), Centro Especializado de Referencia em Assistência Social (CREAS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com apoio da Prefeitura Municipal de Areia, da Secretaria de Ação Social e do Ministério Desenvolvimento Social (MDS).

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

PREFEITO DE AREIA DESTACA PARCERIA EM PROL DA CULTURA

O prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho destacou a parceria exitosa entre Prefeitura Municipal de Areia, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Universidade Federal da Paraíba Campus II, com AMAR (Associação dos Amigos de Areia), Ponto de Cultura Viva o Museu, IPHAN, com o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Ministério da Justiça, Governo Federal, nesse trabalho de resgate da cultura do município de Areia e de toda região.

Segundo o prefeito, ao longo dos mais de sete anos de seu Governo, a sua administração vem contribuindo efetivamente para o resgate da importância da cidade de Areia para a preservação da Cultura e da História da cidade da região do brejo e do próprio Estado.

Ainda segundo o gestor, existe hoje na cidade de Areia, a consciência de que o Turismo é o grande responsável atualmente pela geração de emprego e renda no município. O prefeito Elsinho ressaltou o empenho da sua administração, com a aprovação da Câmara de Vereadores do município, quando da aprovação do projeto enviado ao parlamento mirim, visando à doação de terreno para a construção de um Hotel pertencente ao Grupo Triunfo e que no futuro irá gerar emprego e renda para a população.

Para o prefeito Elsinho, tanto a sua administração, como alguns empreendedores tem o mesmo objetivo, que é consolidar Areia como sendo um grande roteiro turístico no estado da Paraíba, com potencial para o turismo de aventura, eventos, cultural e ecológico.

O prefeito Elsinho asseverou que é extremamente positivo para a sua administração ter colaborado para a recuperação do Museu Regional de Areia, conhecido como Museu de Padre Rui, que inclusive esta sendo homenageado na exposição de reinauguração do Museu, como também na recuperação do Museu do brejo paraibano, conhecido como Museu da rapadura e do Museu Casa de Pedro Américo. Outra homenageada durante a reinauguração foi a ex- superintendente do IPHAN na Paraíba Eliane de Castro Freire, uma das principais responsáveis pelo tombamento do conjunto histórico da cidade.

Elsinho destacou que todas as peças que estão fazendo parte da exposição de reinauguração do Museu Regional, segundo a professora Lucia Geovana, Coordenadora do Ponto de Cultura Viva o Museu representam apenas, uma pequena parte de todo o acervo pertencente a o Museu e que necessitam ainda de ser catalogado e restaurado.

O gestor afirmou que por esse e outros motivos se faz importante a permanência da parceria entre Prefeitura Municipal de Areia, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, UFPB, AMAR, Ponto de Cultura Viva o Museu e agentes financiadores como BNDES, do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Justiça, do Ministério da Cultura, Governo Federal e da Secretaria de Direitos Econômicos Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, com todas essas instituições dando as mãos em prol da cultura da cidade de Areia, do Estado da Paraíba e do Brasil.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

AREIA: NOVA SEDE DO MUSEU REGIONAL DA CIDADE É INAUGURADA

Na ultima sexta feira dia 3, foi inaugurada a nova sede do Museu Regional de Areia, que esta localizada na Rua Pedro Américo, ao lado da Igreja Matriz da cidade de Areia, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

O Museu Regional de Areia foi fundado em 1972, pelo Cônego Rui Barreira Vieira, sendo esta uma das grandes contribuições de Padre Rui, para a preservação da Historia do município de Areia. O Museu Regional de Areia foi reconhecido como de utilidade publica, pela lei municipal nº147 de 04/10/1973 e pela Lei Estadual nº 3870 de 28/12/1976.

O antigo endereço do Museu Regional de Areia era o 1º andar do prédio onde esta localizado o Centro Social Pio XXII e era conhecido carinhosamente com o “Museu de Padre Rui, no local também funcionava a Biblioteca municipal.

“O Museu Regional de Areia, ao contemplar o registro da historia da região do brejo paraibano inclui no seu acervo peças de diversas categorias, Artes Sacras, Artes Decorativas, Artes Visuais, Etnologia, Documentos Textuais e Iconográficos, em de uma pequena coleção de Mineralogia, Zoologia e Paleontologia”.

Com a recuperação do Museu Regional de Areia, os 3 Museus existentes em Areia, passaram por recuperação no últimos anos. A recuperação dos Museus só foi possível, graças às ações desenvolvidas pela Associação dos Amigos de Areia (AMAR) e do Ponto de Cultura Viva o Museu, que desenvolveram o Projeto Areia e Seus Museus e que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Areia, proprietária do Museu Casa de Pedro Américo, da Diocese de Guarabira, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que é proprietária do Museu Regional de Areia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que é proprietária do Museu da Rapadura.

O projeto Areia e seus Museus, contou com o Financiamento do BNDES, do Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Justiça, do Ministério da Cultura, Governo Federal e da Secretaria de Direitos Econômicos Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

“A Associação dos Amigos de Areia- AMAR, ciente do valor dos Museus da cidade envidou esforços buscando meios para a sua implementação. A aprovação do projeto em editais Públicos BNDES- 2009- Acervos e Ministério da Justiça- Programas Direitos Difusos- 2009 alem do apoio recebido do IPHAN, do Ibram e dos parceiros envolvidos- Paróquia Nossa Senhora da Conceição- Areia, Prefeitura Municipal de Areia e da Universidade Federal da Paraíba, viabilizaram ações que contemplaram os três Museus da cidade de Areia: o Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura), o Museu Casa de Pedro Américo e Museu Regional de Areia”.

A realização do Projeto Areia e seus Museus alem de ter recuperado os três Museus existentes no município, propiciou também a recuperação de um casarão localizado no centro da cidade, que já estava e ruínas, dando uma nova funcionalidade ao casarão e contribuindo para a melhoria da paisagem arquitetônica no centro da cidade.

“A implantação da Oficina de Salvaguarda e Restauração é sem duvidas uma contribuição imensurável do projeto para a cidade e região. Jovens estão sendo capacitados nas ações de salvaguarda e restauração, possibilitando não apenas o cuidado com os acervos dos museus, mas principalmente a ampliação do sentimento de pertença e valorização dos bens patrimoniais pela comunidade. Consolidação da Oficina possibilitará um indispensável apoio nas ações de cuidado com o patrimônio de toda região do brejo paraibano.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

GUARABIRA PODERÁ ADOTAR EXPERIÊNCIA DE AREIA E CRIAR "CONSELHO DE SEGURANÇA"

Integrantes da catequese; pastoral carcerária; imprensa; IFPB; Caps; Fórum da Juventude; além das representações do Ministério Público; mandato do deputado federal Luiz Couto (PT); das Companhias da PM de Solânea, Araruna, Belém e Guarabira; CPTRAN; Polícia Civil e Conselho Tutelar atenderam ao chamamento de dirigentes da Igreja Católica dos municípios paraibanos de Guarabira, Araçagi, Mari e Pilõezinhos, entre os quais os padres Adauto Tavares e Cícero Roberto, para discutir a problemática da violência.

Na reunião, que aconteceu no salão paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Luz/Guarabira, na tarde da quarta-feira (8), foi mostrado um quadro geral dos índices de homicídios, roubos a estabelecimentos comerciais, às pessoas e veículos, bem como de apreensões de armas e drogas; suicídios e tentativas de homicídios nas quatro cidades.

O presidente do Consea (Conselho de Segurança de Areia/PB), Sebastião Batista de Nascimento (Basto), e o juiz daquela Comarca, Edailton Medeiros, relataram experiências bem sucedidas que têm ajudado no âmbito da segurança pública.O magistrado narrou que o trabalho integrado com o Consea tem sido importante não só para a prevenção da violência, mas para apoiar as ações de policiais civis e militares no aspecto estrutural.

O conselho, lembrou ele, é sustentado financeiramente pela sociedade que garante a sua autonomia.Citou, como exemplo de atividade humanitária, o caso de presos que dormiam sentados na cadeia pública de Areia e que agora se acomodam num albergue construído pelo Consea.

Sobre a infraestrutura das policias, contou que com recursos do conselho foram comprados pastilhas de freios para viaturas. Na prevenção, relatou as palestras nas escolas para alertar a respeito do perigo das drogas. Por fim, o juiz Edailton sugeriu a criação do Conseg (Conselho de Segurança de Guarabira).

O padre Adauto Tavares, que foi vigário de Areia e teve atuação reconhecida inclusive como presidente do Consea, reforçou a ideia e com o aval dos presentes definiu o 5 de março (segunda-feira), às 19h30, no mesmo salão paroquial, como data para uma reunião que terá por finalidade estudar o estatuto do Consea, visando a implantação do conselho em Guarabira.

Os vereadores guarabirenses Beto Meireles e Nel das Tintas foram os únicos a comparecer. Dos cinco magistrados da Comarca de Guarabira, apenas o juiz da 2ª Vara, Gustavo Pessoa Tavares, explicou a ausência. Os demais sequer justificaram. Padre Adauto disse que convites também foram entregues ao Ministério Público. O promotor de justiça Abração Falcão não compareceu, mas foi o único a enviar representação.

Redação/Focando a Notícia
Foto: Focando a Notícia

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE AREIA INICIA ANO LETIVO DE 2012

O ano letivo de 2012 começou na cidade de Areia, no ultimo dia 1º de fevereiro, com a realização de uma jornada Pedagógica, com os professores da rede municipal de ensino, onde foram repassados todos os informes para os professores. Segundo a Secretária Rosely Ribeiro, esse foi um momento de conversa entre amigos, pois segundo a secretária, por ela ser também professora do quadro da rede municipal de ensino, sabe todas as aflições e alegrias vivenciadas por cada um deles dentro das salas de aula.

A exemplo de 2011, a secretária espera contar com o apoio de toda comunidade escolar, para o êxito conquistado no ano passado, se repita nesse ano letivo de 2012, e que novas conquista surjam, pois com isso os grandes beneficiados serão os próprios professores e os alunos da rede municipal ensino.

Segundo a Secretária Rosely, a Secretaria de Educação do município começa o ano letivo de 2012, com o pé direito, graças a sensibilidade do prefeito Elson da Cunha Lima Filho, pois desde quando assumiu a administração do município, o prefeito sempre foi solicito as questões referentes a educação e nunca mediu esforços para atender as nossas necessidades. O exemplo da grande valorização dada pelo prefeito a educação do município, foi a chegada dos novos veículos para a Secretaria de Educação, que somados aos veículos já existentes no município e os veículos que serão contratados, irão significar uma melhoria substancial na melhoria da qualidade dos transportes disponibilizados aos nossos alunos.

A secretária destacou também, aquisição dos kits escolares por parte da administração do município e que serão distribuídos com todos os alunos da rede municipal de ensino. “Essa foi outra reivindicação feita pela nossa secretaria e que foi atendida pelo prefeito Elsinho, tirando dos pais a necessidade de adquirir material escolar para seu filho, já que a administração irá disponibilizar esse kit para todos os alunos”. Os kits são compostos de: caderno, lápis, borracha, caderno de desenho, cola escolar, régua, lapiseira, coleção de cor e outros produtos.

A Secretária reforçou a informação aos pais que os mesmo não haverão de gasta comprando o material escolar de seus já que a prefeitura ira disponibilizar todo material necessário. Ela informou que já no primeiro dia de aula, os alunos das creches ao 9º ano irão receber todo o seu material.


A secretária Rosely, agradeceu também ao gestor do município, a aquisição de novas geladeiras, armários, fogões industriais, birôs, armários, estantes, panelas de pressão, liquidificadores industriais e outros utensílios que foram adquiridos, para equipar as escolas, visando o bom acondicionamento e o preparo da merenda escolar adquirida pelo município. Todos esses equipamento e utensílios que foram adquiridos melhoraram significativamente a estrutura das escolas da rede municipal de ensino, que ainda o ano passado teve boa parte das suas carteiras escolares renovadas. Segundo a secretaria Rosely, é motivo de orgulho informar que todas as escolas da rede municipal de ensino foram beneficiadas com os equipamentos que foram adquiridos.

Também já estão sendo distribuídos os livros para todos as escolas de rede municipal, a aquisição desses livros e feita pelo Governo Federal e a secretaria de educação do município realiza a sua distribuição. A secretária destacou que esse ano de 2012, será o ano da leitura nas escolas de rede municipal de ensino, devido a um projeto que vem sendo desenvolvido em parceria com o Banco ITAU, que trata justamente do incentivo a leitura.

A secretária Rosely também confirmou, que a parceria entre Administração “Compromisso com o Povo”, Secretaria de Educação e Agricultura familiar, continua firme e forte para esse ano de 2012. Se o ano passado ela já foi exitosa e resultou na conquista do Premio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, premio que foi recebido pelo prefeito Elsinho em Brasília e destacou a pratica de aquisição de alimentos da agricultura familiar realizada em Areia, como sendo a mais exitosa e exemplo para todo Brasil, nesse ano de 2012, ela também promete e as expectativas são as melhores possíveis, inclusive a secretária lembrou a todos interessados, que o edital de compra da merenda escolar já foi lançado e a reunião já esta sendo marcada e deve contar com presença dos agricultores, para que seja definido os produtos que serão adquiridos e os agricultores que serão contemplados, sempre contando com supervisão da EMATER.

A professora Rosely evidenciou também, parceria exitosa com a Secretaria de Saúde do município, que esta resultando em benefícios para os alunos da rede municipal de ensino. Programas como O Olhar Brasil e o Saúde na Escola são os programas que estão sendo desenvolvidos e que com certeza resultarão na melhoria na qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino, beneficiando também o processo de ensino e aprendizagem. A secretária lembrou a todos os alunos beneficiados com os óculos que serão distribuídos no programa Olhar Brasil, que os mesmo devem esta sendo entregues aos alunos, ainda neste mês de fevereiro, ao todo 900 alunos foram atendidos e em cerca de 300 foi detectada a necessidade da utilização dos óculos, que serão fornecidos pela administração do município.