quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CANTADOR AREENSE PARTICIPA 3 ANOS CARAVANA NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

O professor Aderaldo Luciano participa em São Paulo, do Projeto Caravana do Cordel, que completará 3 anos. Caravana do Cordel é um projeto coletivo, construído por poetas populares nordestinos radicados em São Paulo. A Caravana busca reforçar o valor itinerante da poesia popular em suas múltiplas manifestações. Integram o movimento cordelistas, repentistas, xilógrafos, músicos, pesquisadores e entusiastas da poesia popular.

Confira programação:

Memorial da América Latina, Os Caravaneiros, a Editora Luzeiro. Festa de Aniversário de 03 anos da Caravana de Cordel.

Caravana do Cordel- O mundo do Cordel para todo Mundo!

10 de Dezembro de 2011 – Sábado, das 15h30 às 19h.

Biblioteca Latino-Americana Victor Civita -

Memorial da América Latina – portão 6 / acesso pela passarela-Metrô Barra Funda.

*Feira de Cordel – Exposição de Xilogravura

*Lançamentos de folhetos – Prêmio MINC – Edital Patativa do Assaré

*No Reino dos Imbuzeiros – Aldy Carvalho

*Rino o rato roeu a roupa do rei de Roma – Cleusa Santo

*A saga de Berenice com seu boizinho encantado – João Gomes de Sá

*Os três fios de cabelos de ouro do diabo - Josué Gonçalves de Araújo

*O martírio de uma mãe pelo filho drogado - Varneci Nascimento

LIVROS

*Vida e Obra de Gonzagão, de Cacá Lopes - Ensinamento Editora - Brasília-DF,

*Apontamentos para história do cordel brasileiro. Aderaldo Luciano - Conhecimento Editora -

Fortaleza - CE.

*Colcha de retalhos. Moreira de Acopiara. Editora Melhoramentos. São Paulo.

*A natureza agredida pede pra ser respeitada. Editora Duna Dueto. São Paulo.

Sarau Literomusical – contação de histórias

PARTICIPAÇÕES:

Metais Urbanos - Mesaac Nogueira (PB)

Aldy Carvalho – Cantador Violeiro (PE)

Zé de Zilda – aboiador (SE)

Jocélio Amaro – PB

Eufra Modesto

Demais poetas da Caravana de Cordel

EXPOSIÇÃO DE ARTE PLÀSTICA

Nerival Rodrigues (PE)

Onézio Cruz (SP)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FESTA DE NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO PADROEIRA DE AREIA

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Areia, Diocese de Guarabira, deu inicio no ultimo domingo dia 27 de novembro, a festa em homenagem a sua Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição e vai ate o dia 08 de dezembro, nesse ano as comemorações terão como tema: “Et beata quae Credidit” ( Lc 1,45a).

As comemorações em homenagem a Padroeira da cidade de Areia, tiveram inicio no domingo dia 27, onde uma grande carreata foi realizada, contando com a participação de cerca de 130 veículos e 95 motos, que em cortejo, conduziram a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, dede o Distrito Santa Maria, ate a sede do município, percorrendo as principais ruas da cidade. Durante os últimos meses, a imagem da Padroeira, visitou todas as comunidades rurais do município e a ultima a ser visitada foi a do Distrito da Usina Santa Maria de onde a imagem foi conduzida ate a sede do município nesse domingo.

Em frente a Igreja Matriz de Areia foi realizado o Hasteamento dos pavilhões do Município, da Paróquia e da Diocese. Nesse momento o Padre Paulo, que é o administrador Paroquial, fez a saudação a todos os fieis presentes e fez a benção de todos os veículos que participaram da carreata.

As comemorações terão continuidade durante toda a semana e contarão com a participação de Padres de outras paróquias e também de outras Dioceses: Padre Saulo (Picui), Padre Anselmo (Pirpirituba), Monsenhor Nicodemos (Alagoa Grande), Padre Nelson (Campina Grande), Padre Alexandre (Bananeiras), Padre Gaspar (Reitor do Santuário Frei Damião) e Monsenhor Ednaldo (Arquidiocese da Paraíba).

No dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, as 09:00h da manhã, será realizada Santa Missa, sendo celebrada por Dom Lucena, Bispo Diocesano de Guarabira. As 15:30h será realizada a procissão de Nossa Senhora da Conceição, que percorrerá as Ruas: Getulio Vargas, Dr Cunha Lima, Dr José Evaristo, Gameleira, João Machado, Epitácio Pessoa, Coelho Lisboa, Praça 3 de Maio e com encerramento no largo da Matriz. As 16:30h será realizada Missa Solene, presidida pelo administrador Paroquial de Areia Padre Paulo.

Durante a novena de Nossa Senhora da Conceição, eventos sociais serão realizados. De 2 a 8 de dezembro, será realizada uma Quermesse ao lado da Igreja Matriz com as seguintes atrações: Bingo para os Dizimistas, Apresentações Artísticas, Comidas típicas e ainda de 4 a 8 de dezembro, acontecerão leiloes dentro da Quermesse.

AREIA: VANS E ÔNIBUS NOVOS DEVEM REFORÇAR TRANSPORTES DE ALUNOS

O prefeito constitucional do município de Areia, principal cidade do Brejo paraibano, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho, anunciou no programa de radio PBnoticias, “o Jornal do Povo” dos radialistas Nelson Almeida e Rouviery Ferreira que a sua administração estará adquirindo nos próximos dias, 4 Vans e 2 ônibus, que serão destinados preferencialmente para o transporte dos alunos da rede municipal de ensino, mas que atenderá também os alunos da rede estadual, que necessitem dos transportes.

Segundo o gestor, os dois ônibus serão adquiridos em parceria com o Governo Federal, com contra partida do município, através do Programa Caminhos da Escola e irão se juntar aos outros três já existentes no município, um vindo da gestão passada, outro adquirido através do Governo do Estado e outro adquirido em parceria com o Governo Federal.

As Vans a serem adquiridas pela administração “Compromisso com o Povo”, segundo o prefeito, apresentam 19 lugares e são fabricadas justamente para transportes de alunos. Esses novos veículos irão beneficiar os alunos de cada um dos 4 Distritos existentes no município, e serão adquiridas com recursos próprios do município.

Alem dos veículos pertencentes a administração do município, a rede municipal de ensino, conta com Veículos contratados, e que recebem rigorosamente em dia, através de deposito em conta, pelos serviços prestados a administração do município, transportando os alunos da rede municipal de ensino. Oferecer uma educação qualidade, capacitando os professores, diretores e funcionários, disponibilizar uma merenda de qualidade, escolas e transportes com condições dignas para os alunos e professores, isso também é trabalho, isso também é “Compromisso com o Povo”.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

SECRETARIA DE SAÚDE DE AREIA REALIZA PARCERIA COM UFPB DURANTE CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes do Programa de Estruturação e Vigilância Ambiental (PEVA), conhecidos popularmente como “a turma da dengue” esta realizando desde o dia 21, do corrente mês, a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica.

A campanha teve o ultimo sábado 26, como seu dia D, e diversos postos de vacinação foram colocados em pontos estratégicos do município: Coreto da Praça Pedro Américo, no centro da cidade; Grupo Escolar na Vila Operária, Chã do Galo; Febemaa, no Bairro Pedro Perazzo; Creche da Jussara e Praça do Trabalho.

Durante a realização da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica, os agentes de vigilância ambiental irão percorrer toda a zona rural do município, visando imunizar o maior de numero de cães e gatos possíveis, com o objetivo de assim como aconteceu em anos anteriores, superar as metas estabelecidas pela Secretaria Estadual e pelo Ministério da Saúde.

Nesse ano, a Secretaria de Saúde de Areia, firmou parceria com a Coordenação do Curso Medicina Veterinária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus II e alunos do referido curso estão participando da campanha de vacinação Anti-Rábica. Esse ano, alem da participação dos alunos, a Coordenação do Curso esta oferecendo a realização de exames físicos e laboratoriais, para os animais em que os proprietários se disponham em caso de detectado alguma enfermidade, darem continuidade ao tratamento.

Segundo Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), Secretária de Saúde de Areia, essa é mais uma parceria importante da administração “Compromisso com o Povo” com a UFPB, que representa benefícios para a população. Ainda segundo a Secretária, será muito salutar para os proprietários de animais, a disponibilização da realização de exames laboratoriais por parte do curso de Medicina Veterinária. “Para muitas famílias, os animaizinhos de estimação são tidos como ‘membros’ da família, e por esse motivo se faz importante que seus proprietários os levem ate os postos de vacinação, como também se disponibilizem a dar acompanhamento a saúde do seu animalzinho de estimação, permitindo que os exames laboratoriais do seu animal seja realizado”.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL E ENERGISA RECADASTRAM FAMÍLIAS EM AREIA

A Secretaria de Ação Social do Município de Areia e a Empresa Concessionária de energia a ENERGISA estiveram durante os dias 24 e 25 do corrente mês, no Espaço das Artes Horacio de Almeida, no centro da cidade, realizando o recadastramento de famílias beneficiarias do programa Bolsa Família e que possuem cadastro único no município, para obtenção de redução da sua conta de energia, que pode chegar ate 65% da conta.

Para ter acesso ao beneficio, é necessário que o beneficiário seja inscrito em qualquer programa social desenvolvido pelo município, e possua NIS, NIT e NIB. O beneficio pode chegar ate 65% de desconto na conta de luz da família beneficiaria. Para que a redução seja possível, se faz necessário que um cadastro seja feito na empresa ENERGISA, e para que esse cadastro fosse realizado os beneficiários tinham que porta o CPF, RG e Cartão do Programa Bolsa Família e copia da conta de luz.

Segundo Lúcia de Fátima de Lima Araujo (Lúcia de Ademar), Secretária de Ação Social de Areia, cerca de 450 pessoas foram atendidas em Areia, uma das maiores freqüências registradas nas cidades onde foi realizado o recadastramento. Ainda segundo a Secretária, as famílias recadastradas, tiveram a oportunidade também de trocar suas lâmpadas convencionais por lâmpadas eficientes e econômicas e ainda receberam informações importantes sobre a importância de se economizar energia.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

PREFEITURA DE AREIA ENVIA PARA CÂMARA PROJETO QUE AUMENTA A SUBVENÇÃO DE GRUPOS DE TEATRO E APAE

O prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho, estará enviando ainda essa semana, para a Câmara Municipal, “Casa de Manoel da Silva”, para análise e posterior aprovação da Senhora Vereadora e dos demais Vereadores, o projeto que trata sobre o aumento da subvenção dada pela prefeitura municipal de Areia, administração “Compromisso com o Povo”, aos grupos de Teatro, APAE e Bombeiros Voluntários.

Hoje essas instituições recebem uma subvenção no valor de R$ 500 reais, mas com esse novo projeto enviado para a Câmara de Vereadores, nesse mês de novembro, em que o prefeito espera contar com a aprovação dos legítimos representantes do povo areiense, aumenta já no mês de janeiro do próximo ano, o valor da subvenção dada aos grupos de Teatro, APAE e Grupamento de Bombeiros Voluntários para R$ 1 mil reais.

Ao transformar em lei a concessão dessa ajuda financeira, o prefeito Elsinho a transforma em obrigatória e independentemente de quem esteja ocupando o cargo de prefeito, terá por obrigação repassar a subvenção aos grupos e instituições beneficiadas pelo projeto.

Alem dos grupos de Teatro, APAE e Grupamento de Bombeiros Voluntários, o prefeito aguarda a regularização da documentação do Grupo de Capoeira Angola Palmares e da Academia de Letras de Areia, para que essas instituições também sejam beneficiadas com o projeto. O prefeito Elsinho entra na Historia do município de Areia, como sendo indiscutivelmente um prefeito amigo da cultura e amigos dos artistas.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA