sábado, 31 de outubro de 2009

VIGILÂNCIA AMBIENTAL REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA








O núcleo de Vigilância Ambiental, que em Areia e coordenada por Ozias de Assis Tavares e Josafá Alves (ambos servidores da FUNASA, a disposição do Município), durante todo o mês de outubro estará realizando a campanha de vacinação anti-rábica, percorrendo todas as localidades rurais do município e dedicando um sábado para a imunização dos animais da zona urbana, com um possível repasse em ruas que não foram visitadas. No município de Areia a meta e vacinar 4363 animais, (cães 3732, gatos 1381). O dia D da campanha de vacinação foi realizado no ultimo dia 17, e apenas neste dia, foram vacinados, 1367 animais, sendo 872 cães e 495 gatos. Os postos funcionaram das 8:00 as 17:00 horas e a população prestigiou a campanha, levando seus animais de estimação para tomar a dose de imunização contra o vírus da raiva animal. Na campanha, alem da participação dos agentes de vigilância ambiental (conhecidos popularmente como a “turma da dengue”), participaram também os agentes comunitários de saúde. A vacinação contra a raiva animal, esta sendo realizada em todo Brasil, ficando a cargo dos municípios a sua execução através das secretarias municipais de saúde, contando com o apoio do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais de Saúde. Se você ainda não levou seu animalzinho de estimação aos postos de vacinação, leve-o ate a vigilância ambiental do município, localizada no mercado publico de Areia e se não for possível levar o animal, solicite a visita de um dos vacinadores, o seu animalzinho agradece. Realização Núcleo de Vigilância Ambiental, apoio: Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Areia.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PREFEITO DE AREIA SE REUNIU COM TODO SEU SECRETARIADO

O prefeito constitucional da cidade de Areia o Dr Elson da Cunha Lima Filho, o Dr Elsinho, reuniu todos os seus auxiliares, para solicitar o empenho de cada um deles no intuito de reduzir gastos considerados superfulos, ou seja, gastos que representem desperdício e que atrapalhem o bom andamento da administração. O prefeito cobrou ainda dos seus secretários, uma melhor interação entre as pastas, visando também uma redução nos gastos e um melhor atendimento ao publico, com essa melhor interação a administração visa reduzir gatos combustível por exemplo. O prefeito Dr Elsinho fez questão de enfatizar aos seus auxiliares que mesmo sendo a cidade de Areia uma das 17 que mais devem no Brasil, os efeitos da crise, foram amenizados na cidade de Areia devido a responsabilidade com o gastos do dinheiro publico, que foi a marca registrada da sua administração. Ainda segundo o prefeito a cidade de Areia será uma das primeiras na Paraíba a sair da crise e não sofrerá tanto os efeitos pós crise. O prefeito asseverou que municípios bem próximos levarão quase um ano para reorganizar suas finanças e ter todas as suas certidões negativas (documento necessário para se firmar convenio com o Governo Federal). O prefeito foi extremamente incisivo com seus auxiliares e chamou a atenção de que o pagamento dos servidores referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro estão praticamente garantidos, sua grande preocupação é justamente com o 13º salário dos servidores e não hesitará em cortar na própria carne, ou seja, suspender o seu próprio pagamento e dos seus secretários, visando não penalizar o pequeno servidor municipal. O prefeito chamou atenção de cada um dos presentes, para que o 13º seja garantido é primordial o empenho de cada um deles, colocando em pratica na sua respectiva pasta, tudo o que foi recomendado durante a reunião. A secretária chefe de gabinete Carla Cunha Lima Viana, ainda chamou a atenção dos demais secretários para a necessidade da elaboração por parte de cada um dos seus companheiros de um plano de ação visando as atividades a serem desenvolvidas no ano de 2010. Segundo a secretária, estarmos vivenciando uma crise, não é motivo para não se planejar atividades a serem desenvolvidas no futuro. O plano elaborado por cada um dos secretários pode ate não ser concretizado em sua totalidade, mas servirá como um norte para as atividades e metas a serem cumpridas durante o ano de 2010.

UM ANTIGO PLEITO, QUE SE TORNOU REALIDADE




A administração do Prefeito Dr Elson da Cunha Lima Filho o Dr Elsinho, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores das ruas Rodolfo Pires, popularmente conhecida como a rua do “bonito” e Rua Professor Abel da Silva, conhecida como rua da “palha” e também ao requerimento do vereador Carlos Tito e do vereador Bil Felix, (o Bil da radio), esta construindo uma escadaria e pavimentando, um trecho por onde os moradores das citadas ruas, se utilizam para se deslocar de uma rua a outra. No projeto faz parte também à construção de uma praça, que embelezará ainda mais o local. Por muitos anos os moradores dessa área, sofriam no período de chuva, com a lama que tomava conta do local, no verão a poeira era quem trazia preocupação e problemas respiratórios aos moradores. A praça receberá nome de um antigo morador da Rua Rodolfo Pires, o senhor João de Veras, que por muitos anos presidiu o sindicato dos trabalhadores rurais de Areia. A denominação da praça foi uma propositura do vereador Bil da radio, atendendo ao pedido dos filhos de seu João de Veras, que ainda residem na citada rua.

GRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA PALMARES REALIZA CAMPANHA "CAPOEIRA DÁ RASTEIRA NA AIDS"



O grupo de capoeira Angola Palmares, com o apoio das secretarias de saúde, educação, serviço social e infra- estrutura realizou a 6º edição da campanha “capoeira da rasteira na AIDS”. A campanha se desenvolveu nas escolas nos quatro Distritos do município, e contou com a participação de diretores, professores, alunos, merendeiras, agentes comunitários de saúde, e dos demais profissionais do programa ESF (Estratégia de Saúde da Família), que proferiram palestras sobre DSTs e AIDS e distribuíram preservativos. Durante uma semana os citados profissionais estiveram nas escolas ao lado dos componentes do grupo de capoeira Angola Palmares, chamando a atenção da juventude da necessidade de se prevenir na hora do sexo. Estudos comprovam que é cada vez maior numero de jovens infectados pelo vírus da AIDS no mundo. No Brasil esse numero não é diferente. Por esse motivo a administração do Prefeito Dr Elsinho através das respectivas secretarias, vê a necessidade de se apoiar iniciativas como essa do grupo de capoeira Angola Palmares em realizar essa campanha educativa, que visa conscientizar o jovem da necessidade da pratica do sexo seguro, da utilização da camisinha, de se evitar a gravidez na adolescência. A Campanha “Capoeira Dá Rasteira na AIDS”, foi encabeçada pelo grupo de capoeira, mas deve ser abraçada por todos nós. Senhores pais, falem abertamente sobre sexo com seus filhos, derrubem os preconceitos, acabem com os tabus, não só incentive seus filhos a participar de palestras como essas oferecidas pelo grupo de capoeira em parceria com a secretaria municipal de saúde, mas vá com eles, mostre-se interessado pelo bem estar do seu filho, quem se ama se cuida, quem se ama usa camisinha.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"UM CORPO ESTRANHO"


Alguns agentes políticos da cidade de Areia estão denominando a RADIO PBFM, como “um corpo estranho” dentro do município. As criticas são direcionadas em especial ao PBNOTICIAS O JORNAL DO POVO, informativo que é apresentado pelos radialistas Nelson Almeida e Rouviery Ferreira e que conta com uma grande e consolidada audiência em todo município( zona rural e urbana), e em mais de 150 cidades da Paraíba, uma parte dos visinhos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. As criticas dos pseudos lideres políticos não se justificam, pois o programa jornalístico, programa formador de opinião da emissora, é comandado também por um areiense. Talvez o que venha a incomodar alguns, seja o fato do programa não falar aquilo que eles querem ouvir, o desejo de poucos era que o programa detratasse a imagem de A, B ou C, e os radialistas citados, não se passam para isso, o compromisso de Nelson e Rouviery é com a informação, com a verdade, doa em quem doer. Nenhumas das informações repassadas são inventadas pelos apresentadores, a função dos dois radialistas é informar a população dos atos cometidos por aqueles que dizem representar o povo, atos que segundo o desejo de alguns deles ficariam escondidos, mas que o programa traz a tona, e justamente por essa razão não os agrada. Repito, a função é informar e não colaborar com projetos pessoais de ninguém, principalmente daqueles que só pensam em levar vantagem explorando a boa vontade do povo. O motivo dessas critica é só um, a politicagem mesquinha, rasteira e barata promovida por muitos desses agentes, que talvez estejam se sentindo ameaçados, pois é pratica comum entre muitos deles em anos de eleição a nível Estadual (onde a população escolhe os seus Senadores, Governador, Deputados Federais e Deputados Estaduais), comercializar a consciência da população, ou seja, o meu, o seu, o nosso voto, como quem estivesse comercializando uma mercadoria, como se todos nós fossemos gado, e estivéssemos expostos para leilão, onde quem ganha é justamente aquele que oferece mais vantagens, mais beneficias, para aqueles que só se importam com o próprio umbigo e em nenhum momento pensam na coletividade, ou seja, em todos nós que somos povo. Aqueles que compram nossa consciência, ou seja, o nosso voto, pagando um peso de ouro, depois de eleitos, não tem compromisso com nossa cidade e nem tão pouco pensa em resolver os problemas que preocupam a nossa gente. O candidato eleito participou de uma transação financeira, onde quem levou vantagem foi ele, pois se elegeu, o agente político que embolsou uma boa quantia e ainda se beneficiará das vantagens de se estar próximo do poder, quanto ao povo resta apenas passar quatro anos lamentando por não ter escola de qualidade, saúde qualidade, transporte escolar digno, moradia e ate mesmo o que comer. Nesse verdadeiro leilão, onde o agente político sem vergonha oferece, e o político sem escrúpulos compra, quem paga a conta somos nós o povo.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

COM MUITO CHUVA, CAPIM CUBANO ENCERRA O XIII FESTIVAL BRASILEIRO DA CACHAÇA E RAPADURA E O I AREIAFEST




Um imprevisto aconteceu, mas nem isso tirou a energia da Banda Capim Cubano que mesmo com atraso e debaixo de chuva, fez a multidão ainda presente dançar ao ritmo latino. Uma festa pacifica, sem maiores incidentes e que confirmou ainda mais o potencial da cidade de Areia de promover festas,que chamam atenção não só da Paraíba,como do Brasil e do mundo, já que o I Areia fest estava sendo transmitido ao vivo pela internet nos sites http://www.areiafest.com,www.areia.pb.gov.br/ ou http://www.paraibadigital.com.br/ e por onde você pode ver as fotos que registraram os melhores momentos do AreiaFest

LUARA DO RECIFE DEU UM VERDADEIRO SHOW




A noite de domingo começa com a irreverência da Banda Cinzeiro de Motel, com todos seus componentes fantasiados no estilo brega, a banda executou os chamados bregas rasgados, as musicas daqueles que estão realmente com dor de cotovelo. A banda Luará do Recife foi uma atração a parte com sua bela vocalista que empolgou a todos, e eletrizou os presentes com sua bela performance

FORRO VIP ENCERRA A TARDE DE DOMINGO




Para encerrar a tarde de domingo e as apresentações no palco central, o Forro vip embalou a todos e fez toda galera dançar de rostinho colado o forro eletrônico, tão em moda nos tempos atuais. O interessante das apresentações é que o publico não perdeu a irreverência que é uma marca registrada da festa, eram pessoas com estilingues gigantes, tomando cachaça e penico, com os famosos chapéus portando chifres, ate um berrante apareceu entre o publico, pessoas caracterizadas no estilo brega, e que assimilaram a nova roupagem dada pela administração de transformar o I AreiaFest em uma festa das famílias areienses e daqueles que vieram de fora prestigiar o nosso evento. O termo de ajustamento de conduta assinado pela administração do município, a igreja católica e a justiça local, foi seguindo a risca, não só pela população da cidade, mas também pelos visitantes que colaboraram com o serviço da policia militar e civil. Mas a festa ainda não tinha acabado, restava ainda a ultima noite.

BANDA NALLEVADA, A GRANDE REVELAÇAO DO AREIAFEST




Logo após o cantor Zezo, subiu ao palco a Banda areiense Nallevada, que literalmente levou o publico ao delírio, a banda foi a grande revelação do I AreiaFest e naquele momento fazia a sua primeira apresentação, com artistas bastante conhecidos do publico areiense a Nallevada fez todo mundo sair do chão.

O CANTOR ZEZO ANIMOU A TARDE DE DOMINGO




O domingo ultimo dia de AreiaFest começou mais uma vez com shows no palco central, o cantor Zezo executou os seus sucessos e levou todos os presentes ao êxtase, o cantor tem uma grande empatia com o publico, que prestigiou o artista cantando com ele os seus melhores hits, o volume de publico presente no domingo, impressionou os organizadores da festa, segundo o prefeito Dr Elsinho , a cidade de Areia nunca tinha visto tanta gente no centro da cidade prestigiando um evento.

A NOITE DE SÁBADO TEVE SOM PARA TODOS OS GOSTOS


No sábado a noite, no palco principal no calçadão João Cardoso, a Orquestra vôo livre deu um show, formada por areienses a orquestra abrilhantou a noite se constituindo em uma das principais atrações do Areia Fest, a Orquestra vôo livre foi uma das atraçoes beneficiadas com a política de valorização das chamadas pratas da casa realizada pela administração municipal. A grande atração do I AreiaFest Geraldo Azevedo cantou e encantou a todos os presentes com os seus sucessos, já o cantor Gilliard um veterano na cidade de Areia embalou os corações apaixonados com suas belas musicas, que tocaram o coração dos enamorados, sucessos conhecidos por todos que fizeram com que o clima de romantismo pairasse no ar. A noite de sábado teve musica para todos os gostos

PARTE TECNICA DO XIII FESTIVAL BRASILEIRO DA CACHAÇA E DA RAPADURA E I AREIAFEST TAMBÉM FOI UM SUCESSO



Sucesso, essa é palavra que melhor defini o XIII Festival Brasileiro da Cachaça e da Rapadura e I Areiafest. O êxito do evento se deu logo na sexta pela manha, com a presença de mais 100 participantes entre estudantes, produtores, empresários e apreciadores da boa cachaça que se escreveram previamente para participar do primeiro seminário paraibano de cachaça de alambique e derivados da cana de açúcar, o evento aconteceu na UFPB campus de ciências agrárias na cidade de Areia. O seminário contou com a participação do professor Fernando Valadares doutor pela USP e especialista na área de tecnologia agroindustrial, especialmente na produção de açúcar, cachaça e álcool. O professor Fernando Valadares abordou em sua palestra o tema “como produzir cachaça de alta qualidade”. Para o prefeito da cidade de Areia o Dr Elson da Cunha Lima Filho a realização de seminário como esse se faz muito importante, o surgimento de novas tecnologias que visem não só o aumento na produção, mas também o melhoramento na qualidade da cachaça produzida, isso resultará na geração de mais emprego e renda para a população de cidades como a de Areia que apresentam um grande potencial na produção de cachaça e rapadura. Ainda segundo o prefeito, a parte técnica do evento estava meio que esquecida, por esse motivo a administração municipal ao lado do SEBRAE resolveu convidar uma verdadeira autoridade internacional na produção da cachaça e derivados da cana de açúcar o professor Fernando Valadares. Alem do SEBRAE a UFPB foi outra grande parceira da Prefeitura Municipal de Areia na realização do I Seminário Paraibano de Cachaça de Alambique e Derivados da Cana de Açúcar.